Mutirão de combate ao câncer de pele é neste sábado
A Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Goiás (SBD-GO) promove, neste sábado (2), um mutirão de combate ao câncer de pele, das 9h às 15h, no Hospital das Clínicas-UFG. Trata-se da primeira ação da campanha Dezembro Laranja 2017 que, neste ano, adotou o slogan ‘Se exponha, mas não se queime’. Aproximadamente 80 pessoas – dentre […]
A Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Goiás (SBD-GO) promove, neste sábado (2), um mutirão de combate ao câncer de pele, das 9h às 15h, no Hospital das Clínicas-UFG. Trata-se da primeira ação da campanha Dezembro Laranja 2017 que, neste ano, adotou o slogan ‘Se exponha, mas não se queime’. Aproximadamente 80 pessoas – dentre médicos dermatologistas e uma equipe de enfermeiros e técnicos – participam desta ação de prevenção e combate ao câncer de pele a fim de atender, gratuitamente, em torno de 1 mil pessoas em Goiânia.
“O mutirão objetiva diagnosticar o mais precocemente possível casos de câncer de pele para aumentar as chances de cura e evitar possíveis mutilações e danos para à população”, diz o presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Goiás (SBD-GO), Adriano Loyola, que completa: “Nesta ação, também serão realizadas cirurgias em pessoas que forem diagnosticadas com o câncer para que, assim, o tratamento da doença possa ser feito”. Ainda de acordo com Loyola, a ação também tem caráter informativo visando a conscientizar a população em relação à importância da prevenção da doença: “Os profissionais da saúde irão esclarecer alguns questionamentos como ‘qual o filtro solar adequado’ e ‘qual a diferença entre os filtros solares’”.
‘Dezembro Laranja’
Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) revelam, anualmente, mais de 170 mil casos de câncer de pele, o de maior incidência no País. Atenta a esse alto índice, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) desenvolve, desde 2014, o movimento Dezembro Laranja, com a promoção de iniciativas de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce da doença, incluindo a importância da fotoproteção para a redução dos riscos. Neste ano, pela primeira vez, a campanha continua durante todo o verão, e levará diferentes ações à internet, às ruas, aos parques e às praias.
“Esta é a 18ª edição da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele da SBD. Desde a sua implementação, em 1999, a campanha da SBD atingiu 566.873 pessoas.