O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 10 de janeiro de 2025
PublicidadePublicidade
Bitcoins

Sucesso de moeda digital causa alerta

Especialista fala sobre os cuidados para quem quer investir em bitcoins

Postado em 13 de dezembro de 2017 por Aline Carleto
Sucesso de moeda digital causa alerta
Especialista fala sobre os cuidados para quem quer investir em bitcoins

Bitcoins são a mais nova sensação no mercado mundial e vem chamando a atenção pelo seu valor. A última cotação da criptomoeda chegou aos US$ 16 mil. Mas com a euforia é preciso ter alguns cuidados na hora de investir. Hoje é possível usar a moeda para comprar passagens aéreas, hotéis, serviços de TI e até computadores. 

De acordo com Sandra Rogenfisch, head da área de tecnologia e economia digital, é preciso entender os riscos por trás desse tipo de investimento, como a volatilidade de preços e o funcionamento operacional por trás do negócio. Além disso, é necessário ficar atento para evitar cair em golpes como fraudes e esquemas de pirâmides.

No Brasil, o Banco Central, a CVM e a Receita Federal enxergam bitcoins como ativo e não como uma moeda digital, por isso, quem compra precisa declarar no Imposto de Renda, quando o valor superar R$35 mil, e pagar imposto sobre os ganhos.

Para a especialista, a grande procura por bitcoins, o chamado “efeito manada”, é preocupante. Isso ocorre quando investidores não qualificados passam a ter a percepção de que há uma oportunidade e de que outros dispõem de mais informações, ou informações mais qualificadas, e se dispõem a investir em ativos sem considerar fundamentos e pressupostos financeiros relevantes.  Além do prejuízo individual, o efeito manada também é prejudicial ao mercado como um todo.

“Todos esses aspectos devem ser considerados na hora na decisão de aquisição de Bitcoins. Não há bola de cristal. Como todo e qualquer ativo inovador, a possibilidade de ganhos está associada à volatilidade que os mesmos apresentam e deve ser considerado apetite a risco daquele que se sente tentado a adquirir Bitcoins”, alertou a especialista.

Na avaliação de Sandra, há vários fatores impactando o rápido crescimento do valor dos Bitcoins ao longo desse ano, como a entrada na Bolsa de Valores de Chicago, a recente aceitação de pagamentos em Bitcoins para compras feitas no site Alibabá, a legislação do Japão que reconhece a criptografia como meio de pagamento.

Segundo ela, a regulamentação de Bitcoin está em discussão na Câmara dos Deputados, no âmbito do Projeto de Lei nº 2.303, de 2015, que pretende inserir as moedas virtuais e programas de milhagem aéreas na definição de ‘arranjos de pagamento’ sob a supervisão do Banco Central.

(Assessoria)

Foto: Reprodução 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também