Meninas de Luz chega a Cavalcante
A cerca de 500 quilômetros de Goiânia, o Programa Meninas de Luz deve atender inicialmente cerca de 15 gestantes, que foram cadastradas por assistentes sociais do município e irá funcionar
A Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) inaugurou uma unidade do Programa Meninas de Luz. A implantação aconteceu durante a realização do Ação Cidadã no município. O prefeito, Josemar Saraiva Freire, a secretária de assistência social, Izabel Ferreira Lustosa, e a gerente do projeto da OVG, Malba Parreira, prestigiaram o lançamento.
A cerca de 500 quilômetros de Goiânia, o Programa Meninas de Luz deve atender inicialmente cerca de 15 gestantes, que foram cadastradas por assistentes sociais do município e irá funcionar no Centro de Convivência de Jovens. A primeira-dama e secretária de assistência social, Izabel Lustosa, comemora a instalação do programa e afirma que está envolvendo toda a cidade no trabalho. “Nossas equipes das áreas de saúde, educação e assistência social estão empenhadas na consolidação do Meninas de Luz. Também estamos capacitando voluntários para nos apoiarem. Visitei o Centro Social Dona Gercina, em Goiânia, e fiquei encantada com o projeto e tenho que certeza que será um sucesso aqui e Cavalcante”, analisa.
O prefeito Josemar Saraiva Freire também celebra a instalação do Meninas de Luz em Cavalcante. “A gravidez na adolescência deve ser tratada com um olhar especial. E, o apoio do Programa é fundamental para isso e vem em uma hora crucial para a cidade. Só tenho a agradecer a OVG e a Secretaria Cidadã, que também está aqui com o Ação Cidadã”, detalha.
Ação Cidadã
Executado pela Secretaria Cidadã, o programa Ação Cidadã tem como objetivo ampliar o acesso da população aos direitos sociais e civis básicos, por meio de serviços públicos como emissão de documento civil (RG, certidão de nascimento, certidão de casamento), passaporte do idoso, passe livre do deficiente, assistência jurídica, entre outros.