Entulhos dariam para encher um Serra Dourada
Prefeitura faz balanço de trabalhos realizados nos mutirões este ano
![Entulhos dariam para encher um Serra Dourada](https://ohoje.com/wp-content/uploads/2024/08/8f52a0404ffd58212ab9ec5d384a1e1e.jpg)
Wilton Morais*
A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) auxiliou a Prefeitura na construção de 16 praças durante os 12 mutirões, realizados no ano de 2017. A Companhia também realizou intervenções com revitalização em outras 381 praças. Apenas com a remoção de lixo, os mutirões somaram 260 mil toneladas. Entre o principal objetivo da Comurg, as ações de limpeza devem deixar a cidade agradável e com maior qualidade de vida.
No decorrer das ações a Comurg implantou formas diferentes de monitoramento das atividades, redistribuição das equipes, na finalidade de facilitar a operacionalização. As novas metodologias proporcionaram, por exemplo, a prevenção da saúde pública, com a remoção de galhadas descartadas clandestinamente em vias públicas e entulhos. De acordo com a Companhia, as cerca de 260 toneladas de entulhos removidos, daria para encher o Estádio Serra Dourada.
Na remoção de árvores, a demanda atingiu 700 unidades. O número representa vegetação em situação de risco ao cidadão. De acordo com a Companhia, essa é uma demanda que merece mais atenção e pode levar mais tempo para ser executada, necessitando de laudo técnico ambiental com determinação para operação. Já o serviço rotineiro de podas em geral somaram 17 mil unidades durante o período.
Meio fio
A pintura de meio-fio, também realizada pela Comurg, representou na região dos mutirões três milhões de metros lineares. Para o presidente da Comurg, Denes Pereira, o tempo de execução da operação foi significativo. Receberão pinturas ruas e avenidas em toda região da Capital.
Em roçagem mecânica, e em capina manual das praças e canteiros os funcionários da Companhia realizaram a poda de 210 mil metros quadrados. Nos córregos da Capital a ação de limpeza chegou a 400 mil metros quadrados.
O presidente da Companhia assegura que em um ano de mutirão foram executados o plantio de 45 mil mudas. Para deixar a cidade arborizada, a poda ornamental teve registro de sete milhões de metros. (Wilton Morais é integrante do programa de estágio do Jornal O Hoje, sob orientação do editor de Cidades Rhudy Crysthian).
Balanço das 12 edições do Mutirão em 2017
16– novas praças
381 – raças com manutenção e revitalização
700 – extirpações de árvores
17 – mil unidades de podas de árvores
260 – mil toneladas de entulho removido
3 – milhões de metros lineares de meio fio pintado
6 – milhões metros quadrados roçados
200 – mil metros quadrados de capina manual
400 – mil metros quadrados de limpeza de córregos
7 – milhões metros quadrados de poda ornamental
45 – mil unidades de muda plantadas