O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Lixo

Falta de cuidado da população no descarte fere trabalhadores

Cerca de 30% das ocorrência foram por seringas e o restante por caco de vidro, faca, espeto, lâminas em geral

Sheyla Sousapor Sheyla Sousa em 26 de dezembro de 2017
Falta de cuidado da população no descarte fere trabalhadores
Cerca de 30% das ocorrência foram por seringas e o restante por caco de vidro

52131fa87c7e99e3f00750a5e94d513b

Dia sim, dia não, trabalhador da  coleta de lixo em Goiânia é vítima de corte ou furo por causa de materiais cortantes e perfurantes descartados de forma inadequada. São seringas, pedaços de vidros e lâmpadas que são colocados junto com o lixo doméstico sem qualquer cuidado. Só neste ano ocorreram 180 acidentes, de acordo com a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg). 

Cerca de 30% das ocorrência foram por seringas e o restante por caco de vidro, faca, espeto, lâminas em geral. Este problema tem causado sério impacto no serviço, devido à dificuldade de repor os profissionais para trabalhar nos setores e ainda coloca em risco a vida do trabalhador.

Esta atitude recorrente se agrava ainda mais com as festas de final de ano em que há o aumento de consumo de bebidas e a destinação errada dos materiais pontiagudos perigosos. 

Mesmo utilizando os Equipamentos de Proteção Individual (EPI), os servidores que realizam a coleta domiciliar acaba se acidentando quando os objetos cortantes estão mal acondicionados e ficam em média 15 dias afastados do serviço até o corte cicatrizar.

Quando ocorre o incidente com agulhas, o trabalhador é encaminhado ao Posto de Saúde específico para iniciar profilaxia, que é o tratamento contra AIDS, com coquetel seguido de uma série de exames para detectar alguma contaminação. Após esse procedimento, ele fica de repouso um dia e volta a trabalhar no dia seguinte. Mas o acompanhamento segue de 30 a 60 dias com mais exames e testes.

O Presidente da Comurg, Denes Pereira, pede aos cidadãos para tomar medidas simples e evitar que os coletores se machuquem. “Vidros e seringas devem ser enrolados em jornais ou colocados dentro de caixas de papelão lacradas com fita adesiva e só então serem descartados”.  

Dicas de armazenamento 

A situação pode ser evitada com cuidados diários. Então, para descartar seu lixo sem ferir os coletores da Comurg, fique atento a essas dicas:

Os objetos cortantes como lâmpadas, copos e louças dentre outros, devem ser enrolados com bastante jornal, revista ou papelão, assim, mesmo que quebrem, estarão protegidos garantindo total segurança;

A tampa serrilhada da lata de conserva é uma verdadeira faca. Dobre-a para dentro, assim a serrilha estará protegida pela própria lata;

Ao jogar pregos, parafusos, lascas de madeira e/ou objetos pontiagudos no saco de lixo, coloque-os em latas, embalagens plásticas (pet) ou embrulhe-os em grandes volumes de jornal;

Também entorte com martelo os pregos e parafusos que estejam expostos em madeira.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também