segunda-feira, 14 de setembro de 2026
Decisão unânime

CNJ aposenta desembargador do TJGO por assédio sexual

Decisão unânime transforma aposentadoria voluntária em compulsória após denúncia de importunação

Luana Avelarpor em
CNJ
Foto: Reprodução/TJ-GO

O Conselho Nacional de Justiça decidiu, por unanimidade, aplicar aposentadoria compulsória ao desembargador Orloff Neves Rocha, integrante do Tribunal de Justiça de Goiás, após reconhecer a prática de assédio sexual contra uma colaboradora terceirizada que atuava na área de tecnologia da informação do órgão.

O episódio ocorreu em abril de 2021, quando o magistrado solicitou atendimento técnico para a formatação de um computador em seu gabinete. A demanda foi executada por uma funcionária de 22 anos. De acordo com informações oficiais, durante o atendimento ele teria sugerido um encontro fora do tribunal e tentado beijá-la.

“Entre os atos de assédio, ele propôs um encontro fora do tribunal e tentou beijá-la. A colaboradora voltou ao seu setor e relatou o fato a seus superiores, que ofereceram apoio e acolhimento à vítima. Ela registrou uma denúncia na delegacia, sob o crime de importunação sexual, que prevê pena de um a cinco anos de detenção”, informou a Corte.

CNJ ressalta confiança na palavra da vítima

Relator do processo administrativo disciplinar, o conselheiro João Paulo Schoucair destacou a relevância de se conferir credibilidade ao relato apresentado, “mesmo a situação apesar de o fato ter ocorrido em ambiente reservado”.

O fato ocorreu dois dias antes de o desembargador formalizar aposentadoria voluntária, após 36 anos de carreira na Justiça goiana. Com a decisão desta terça-feira (24/2), o benefício passa a ser classificado como aposentadoria compulsória.

“A decisão será encaminhada ao Ministério Público de Goiás e à Procuradoria do estado para que promovam ação cabível e, se for procedente, que o desembargador perca a aposentadoria”, declarou o tribunal.

Durante a sessão, a conselheira Jaceguara Dantas afirmou: “Estamos em 2026 e ainda vemos situações como essa”. Já o conselheiro Fábio Esteves informou que as comissões de prevenção e enfrentamento ao assédio no Judiciário serão revitalizadas e que os canais de denúncia serão consolidados.

Até o fechamento desta reportagem, não houve manifestação da defesa do desembargador.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

Afastamentos por burnout disparam 296% em dois anos no Brasil

SAÚDE MENTAL

Afastamentos por burnout disparam 296% em dois anos no Brasil

Casos acima de 15 dias passaram de 1.760 para 6.985 entre 2023 e 2025; nova regra obriga empresas a ...
TST determina que Correios mantenham 80% dos trabalhadores durante greve

GREVE DOS CORREIOS

TST determina que Correios mantenham 80% dos trabalhadores durante greve

Decisão liminar mantém paralisação, mas exige percentual mínimo de funcionários em unidades de...
Greve dos Correios continua sem previsão de fim; entregas podem atrasar

ENCOMENDAS EM RISCO

Greve dos Correios continua sem previsão de fim; entregas podem atrasar

Paralisação nacional segue por tempo indeterminado, enquanto julgamento do conflito coletivo está...
Aparecida passa a usar câmeras com IA para flagrar descarte irregular de lixo

CIDADE MONITORADA

Aparecida passa a usar câmeras com IA para flagrar descarte irregular de lixo

Município instala 70 equipamentos em diferentes regiões; ocorrências caíram 80% nos primeiros po...
Recicláveis rendem mais de R$ 10 mil em descontos na conta de luz no DF

conta de energia

Recicláveis rendem mais de R$ 10 mil em descontos na conta de luz no DF

Programa Vale Luz, da Neoenergia Brasília, beneficiou cerca de 500 consumidores e recolheu 12,8 ton...
Prazo termina hoje: eleitores com deficiência podem pedir transporte grátis para votar

ELEIÇÕES 2026

Prazo termina hoje: eleitores com deficiência podem pedir transporte grátis para votar

Serviço atenderá pessoas sem meios próprios para chegar ao local de votação no primeiro turno d...
PCDF investiga incêndio criminoso que destruiu carro em Brasília

incêndio em veículo

PCDF investiga incêndio criminoso que destruiu carro em Brasília

Câmeras de segurança registraram dois homens colocando fogo no veículo durante a madrugada; suspe...
Goiás tem previsão de chuva e trovoadas; veja como fica o tempo nesta semana

CLIMA

Goiás tem previsão de chuva e trovoadas; veja como fica o tempo nesta semana

Mudança nas condições atmosféricas deve trazer períodos de nebulosidade e pancadas de chuva par...