O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

terça-feira, 26 de novembro de 2024
Nova norma

Publicada norma que permite vacinação em farmácias e drogarias

A Anvisa tornou público seu posicionamento em nota publicada no último dia 12 de dezembro

Postado em 28 de dezembro de 2017 por Aline Carleto
Publicada norma que permite vacinação em farmácias e drogarias
A Anvisa tornou público seu posicionamento em nota publicada no último dia 12 de dezembro

Farmácias e drogarias de Goiás já estão autorizadas a vacinar usuários em seus estabelecimentos. A regra passou a valer hoje (28), com a publicação, no Diário Oficial da União, da Resolução nº 197/2017 da Anvisa. O documento esclarece as unidades interessadas no serviço e traz as normas para adequação de ambientes, procedimentos e profissionais, visando a obtenção das autorizações para vacinar pessoas.

Um dos requisitos é o de possuir, no estabelecimento, sala especial com o aparato para aplicar medicamentos de imunização. Obrigatória também é a presença de profissional habilitado ao manuseio e aplicação das vacinas. A Anvisa determina, ainda, que farmácias e drogarias com serviço de vacinação mantenham em local visível o Calendário Nacional de Vacinação do SUS.

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado de Goiás (Sincofarma-GO), João Aguiar Neto analisou a novidade como forma de democratizar o acesso dos usuários aos serviços de vacinação. “Ampliar a quantidade de locais onde o produto é encontrado assegura que a população brasileira terá mais opções para se proteger das doenças”, disse.

O normativo da Anvisa resulta de decisão da Diretoria Colegiada do órgão de permitir a qualquer estabelecimento de saúde, incluindo farmácias e drogarias, efetuar atividade de vacinação. A agência tornou público seu posicionamento em nota publicada no último dia 12 de dezembro.

(Assessoria)

Foto: Reprodução 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também