O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

domingo, 1 de setembro de 2024
PublicidadePublicidade
Descontração

Projeto Oops! oferece oficinas de férias gratuitas para todas as idades

As inscrições já estão abertas, e os interessados em participar das oficinas devem efetuar as inscrições por e-mail

Postado em 12 de janeiro de 2018 por Kamilla Lemes
Projeto Oops! oferece oficinas de férias gratuitas para todas as idades
As inscrições já estão abertas

Com apoio institucional da Lei Municipal de Incentivo à Cultura da Prefeitura de Goiânia, a Cia. Teatral Oops!.. dá início às Ações Formativas do projeto cultural “Oops!.. – O Manifesto do Teatro que É”. Serão quatro oficinas gratuitas voltadas ao público de todas as idades, que acontecerão nesse período de férias, integrando a 24° edição das Oficinas de Férias, a programação mais tradicional de cursos rápidos da cidade de Goiânia. 

As inscrições já estão abertas, e os interessados em participar das oficinas devem efetuar as inscrições apenas através do email ciaoops@hotmail.com e outras informações podem ser obtidas pelos telefones (62) 98408-7294 / 4141-0500/98406-0060 ou pelo site www.ciaoops.com.br. Para se inscrever, basta enviar o nome completo, RG e contato telefônico.  As oficinas acontecerão no Teatro do Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro no período de 22 de janeiro a 02 de fevereiro e as vagas são limitadas.

O Projeto

O Projeto Oops!.. – O Manifesto do Teatro que É realiza a Mostra do Repertório de oito espetáculos e quatro Ações Formativas através da Cia. Teatral Oops!.., que neste ano comemora 18 anos de sua fundação. A proposta é apresentar ao público a pesquisa desenvolvida neste período de sua existência, que ao analisarmos o conjunto de espetáculos desenvolvidos pela Oops!.., nota-se uma variedade nas características dos espetáculos, onde o grupo passa a abordar principalmente três eixos principais: A pesquisa do Clown, presente principalmente nas montagens infantis; O Contemporâneo, com foco no suspense e na dramaticidade; e por último o Farsesco, com grande influência da CommediaDellarte, do teatro popular e das manifestações da cultura popular, presente principalmente nas obras de rua. O Grupo tornou-se assim referência no campo da pesquisa cênica, participando de Festivais nacionais e internacionais por diversas partes do mundo. Todas as atividades do projeto são gratuitas.

Oficinas:

Oficina “Jogos Teatrais para Crianças”

Ministrante: Sol Silveira

Período:22 a 26 de janeiro (segunda a sexta)

Horário: 15h às 17h

Idade: de 07 a 12 anos

30 vagas

O Jogo Teatral é uma importante ferramenta no desenvolvimento da criatividade e da imaginação da criança. A Oficina de Teatro para Crianças busca aprimorar, por meio do jogo teatral, diferentes aptidões cênicas, bem como desenvolver atividades psicossomáticas, promovendo a interação e o despertar do lúdico, além de desenvolver noções básicas da técnica teatral e de elementos da encenação.

Oficina “Técnicas Circenses”

Ministrante: Francisco Nikollay

Período: 22 a 26 de janeiro (segunda a sexta)

Horário: 19h às 21h

Idade: a partir de 16 anos

30 vagas

Público alvo: Atores, Acrobatas, Malabaristas, Bailarinos, estudantes de Artes Cênicas e interessados em Teatro de um modo geral.

A Oficina de Técnicas Circenses busca desenvolver um panorama das diversas técnicas que compõem a linguagem circense e da multiplicidade de possibilidades que um artista circense deve possuir, trabalhando a partir das técnicas de acrobacias aéreas e de solo, além de técnicas de malabarismo.

Oficina “Musicalidade para Atores”

Ministrante: Lino Calaça

Período: 29 de janeiro a 02 de fevereiro (segunda a sexta)

Horário: 15h às 17h

Idade: a partir de 13 anos

30 vagas

Público alvo: Atores, músicos, estudantes de Artes Cênicas e interessados em Teatro de um modo geral.

A compreensão de fundamentos básicos da música bem como a aplicação desses conhecimentos em trabalhos teatrais são os principais da oficina. Especificamente, podemos sinalizar o desenvolvimento musical de cada aluno, a otimização de técnicas baseados em suas aptidões musicais e o melhor aproveitamento da vocação para com o palco, a iniciação, visando o aproveitamento da musicalidade para a composição cênica do ator.

Oficina de “Processos de Criação”

Ministrante: João Bosco Amaral

Período: 29 de janeiro a 02 de fevereiro (segunda a sexta)

Horário: 19h às 21h

Idade: a partir de 16 anos

30 vagas

Público alvo: Atores, Bailarinos, estudantes de Artes Cênicas e interessados em Teatro de um modo geral.

A Oficina pretende mostrar ao aluno/ator, através de uma visão cronológica da história Teatral, com foco no trabalho do ator, o conhecimento das principais técnicas para formação e preparação de atores e para criação de personagens, nos diversos estilos/estéticas existentes no Teatro, compreendendo como os atores desenvolveram seus trabalhos em cada época. Assim, poderão entender-se os diferentes processos criativos de acordo com estilos/estéticas vigentes em cada período, até chegar a contemporaneidade, que é caracterizada pela hibridização das linguagens.

 

Veja também