Videomonitoramento chega a três novos bairros em Goiânia
Por falta de ajustes técnicos não conseguimos realizar no ano de 2017, mas estamos trabalhando”, completou o o secretário municipal de trânsito, Fernando Santana
O Sistema de videomonitoramento implantado pela Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT) no fim do primeiro semestre de 2017 será ampliado e chega à Avenida Universitária, à Rua 44 e ao Aeroporto Santa Genoveva.
De acordo com o secretário municipal de trânsito, Fernando Santana, a expectativa de funcionamento está muito próxima e deve acontecer ainda no primeiro semestre de 2018. “O projeto continua, nós queremos expandir para a cidade inteira. Por falta de ajustes técnicos não conseguimos realizar no ano de 2017, mas estamos trabalhando”, completou.
Segundo apurado, as câmeras do Corredor Universitário já deveriam estar em funcionamento desde outubro do ano passado, porém problemas na comunicação dos equipamentos instalados atrasaram a finalização do projeto. As câmeras próximas ao Aeroporto Santa Genoveva estão em fase final de implantação e a expectativa é que possam a ajudar na fiscalização das irregularidades na entrada e saída do aeroporto, como estacionamento irregular.
Na Rua 44 o principal objetivo é dar mais segurança para a população, tanto pedestres quanto motoristas. Ainda segundo o secretário municipal de trânsito, Fernando Santana, as câmeras registram todos os tipos de infração, como furtos e dirigir enquanto utiliza o celular.
Ainda de acordo com a SMT, um convênio com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) do estado de Goiás está em andamento e permitirá a utilização dos equipamentos pertencentes ao governo Estadual para o monitoramento em outras regiões da capital.
Implantação
O Sistema de Videomonitoramento municipal foi implantado em julho de 2017, na região do entorno do Parque Vaca Brava. Após uma semana de período educativo, onde panfletos foram distribuídos e dúvidas esclarecidas, a medida começou a monitorar a circulação veicular e de pedestres, com o objetivo de diminuir as os índices de infrações e de criminalidade na região. De acordo com SMT, o objetivo é levar o sistema para todo o município.
Segundo dados da Secretaria Municipal de Trânsito, dois meses após o início do sistema de monitoramento, o número de infrações já registrava uma queda de 82%. Para o secretário de trânsito de Goiânia, os números aponta um acerto na implantação do sistema. “Os números apontam que a implantação do videomonitoramento foi uma decisão acertada,” conclui Santana.
Gabriel Araújo é estagiário do jornal O Hoje, sob orientação do editor de Cidades Rhudy Crysthian. (Foto: Reprodução)