O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 10 de janeiro de 2025
PublicidadePublicidade
Programa Mais Médicos

Goiânia recebe 24 novos profissionais

Ao todo, a capital conta com 71 inscritos no Programa Mais Médicos que atendem nas unidades básicas de Saúde da Família. Destes, a maioria são brasileiros

Postado em 18 de janeiro de 2018 por Kamilla Lemes
Goiânia recebe 24 novos profissionais
Ao todo

Depois de dois anos sem receber novos inscritos no Programa Mais Médicos, 24 profissionais são direcionados para Goiânia. A Secretária municipal de Saúde, Fátima Mrué, e representantes do Ministério da Saúde participam de recepção para acolhimento dos recém-chegados nesta quinta-feira, 18, às 14 horas, no Salão Nobre do Paço Municipal.

Ao todo, a capital conta com 71 inscritos no Programa Mais Médicos que atendem nas unidades básicas de Saúde da Família. Destes, a maioria são brasileiros. Duas profissionais são cubanas e os demais são intercambistas, aqueles que, independente da nacionalidade brasileira ou estrangeira, têm registro profissional no exterior. Todos os 24 novos profissionais que chegam à cidade são do Brasil.

Em setembro do último ano, o prefeito Iris Rezende recebeu representantes do Ministério da Saúde para discutir a realidade do sistema de saúde pública na Capital. Durante a ocasião foi anunciada a liberação de profissionais do Programa Mais Médicos para a rede municipal.

Para a secretária municipal de Saúde, Fátima Mrué, a chegada dos médicos é um ganho para os goianienses. A cidade ficou dois anos sem receber novos profissionais por não atender alguns critérios do Governo Federal. ‘Nesta gestão trabalhamos para nos adequar às exigências do Ministério da Saúde. A equipe da gerência de Atenção Primária trabalhou ativamente e fomos reabilitados para receber os Mais Médicos’, comemora a gestora.

Com os recém-chegados, a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) passa a ter 100% das 188 equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) com médicos. O último edital de credenciamento da pasta também contribuiu para que as escalas fossem completadas. Além disso, a Prefeitura está com um processo seletivo aberto para contratação de profissionais de diversas áreas da saúde.

Desde 8 de janeiro, os novos profissionais já foram lotados em 18 Centros de Saúde da Família dos Distritos Sanitários Leste, Norte, Sudoeste, Noroeste e Oeste. Ao todo, foram direcionados para Goiânia 25 inscritos no Programa, mas uma médica se desligou antes do início das atividades. A expectativa é que esta vaga ainda seja preenchida com as próximas chamadas do edital do Mais Médicos.

Participam da recepção dos novos profissionais nesta quinta-feira, 18, o coordenador-geral de Regulação e Gestão da Provisão de Profissionais de Saúde da secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Paulo Ricardo Silva, o diretor do departamento de Planejamento e Regulação da Provisão de Profissionais de Saúde, Denilson Campello dos Santos, e a referência central do Estado de Goiás, Patrícia Campos. Além da secretária Fátima Mrué, a superintendente de Gestão de Redes de Atenção à Saúde, Luciana Curado, o diretor de Atenção à Saúde, Sílvio Queiroz e a gerente de Atenção Primária da SMS, Ivana Alvarenga, também estarão presentes. 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também