Brasil recebe Príncipe herdeiro do Japão em março, no Fórum Mundial da Água
Naruhito deixará Tóquio no dia 16 de março e chegará a Brasília dois dias depois. Ele vai participar das atividades programadas para o dia 19, na oitava edição do fórum, principal evento de água
O príncipe herdeiro do Japão, Naruhito, fará visita de três dias ao Brasil, no próximo mês, para participar do Fórum Mundial da Água, anunciou nesta sexta-feira (23) a Agência da Casa Imperial, coincidindo com o 58º aniversário do sucessor ao trono japonês.
Naruhito deixará Tóquio no dia 16 de março e chegará a Brasília dois dias depois. Ele vai participar das atividades programadas para o dia 19, na oitava edição do fórum, principal evento mundial de água e saneamento, onde serão abordados temas relacionados ao uso racional e sustentável desse recurso.
Um dia depois da participação no evento, o primogênito do imperador Akihito do Japão retornará para Tóquio, no dia 22, acrescentou a Casa Imperial.
O Fórum Mundial da Água começará no dia 18 de março e seguirá até o dia 23, com o tema “Compartilhando água”.
O anúncio da visita de Naruhito ao Brasil coincide com a celebração hoje do 58º aniversário do príncipe japonês, que sucederá seu pai, quando o imperador abdicar em abril de 2019.
Em entrevista coletiva divulgada pela Agência imperial, Naruhito propôs “buscar o auto-aperfeiçoamento” nos meses que antecederem a sua ascensão ao trono, previsto para 1º de maio do próximo ano, e expressou o desejo de desempenhar seus deveres de acordo com as mudanças sociais e as demandas do povo japonês.
O herdeiro japonês disse que considera essencial “apoiar as pessoas, escutar suas vozes e estar perto delas em seus pensamentos”, as mesmas palavras que seu pai usou em mensagem transmitida pela televisão, quando, em agosto de 2016, anunciou o desejo de abdicar do trono devido à idade avançada e à saúde frágil.
A abdicação do imperador Akihito, de 84 anos, será a primeira a ocorrer no Japão em mais de 200 anos, desde a do imperador Kokaku em 1817.
Informações Agência Brasil. (Foto: Reprodução)