Gabriel García Márquez recebe homenagem em doodle
Autor faria nesta terça-feira (6), 91 anos de idade. Como herança, além do legado, deixou fundação para que rumos do jornalismo sejam repensados
Guilherme Araujo*
No dia em que completaria 91 anos, o escritor colombiano e vencedor do Prêmio Nobel de Literatura, Gabriel García Márquez, foi homenageado com um doodle. A animação retrata a aldeia de Macondo, um dos lugares mais fantásticos da literatura mundial e parte do livro Cem Anos de Solidão, uma das obras primas produzidas no continente.
Inspirada na cidade colombiana de Aracataca, sua cidade natal, o lugar foi criado pelo autor usando como base as histórias que ouvia dos avós quando criança. No doodle, além da silhueta de García Márquez, falecido em 2014, aos 87 anos, existe ainda a presença de borboletas amarelas, que em palavras do mestre simbolizavam bons presságios.
No mês de fevereiro, a Universidade do Texas disponibilizou na internet todo o acervo do autor, com manuscritos, scans de sua obra literária em processo de correção, além de documentos inéditos.