Marginal Botafogo é avaliada
Vinda de equipe da Defesa Civil Nacional ocorre após reunião do prefeito Iris Rezende ontem com o ministro da Integração Nacional
Lucas de Godoi*
O prefeito Iris Rezende recebeu ontem equipe da Defesa Civil Nacional para realizar uma avaliação técnica da Marginal Botafogo. O trabalho foi executado a pedido do ministro da Integração Nacional, Heder Barbalho, depois do pedido de Iris por recursos federais para recuperar a via.
O relatório preparado pelo órgão será um documento importante para o processo já preparado pela prefeitura, que depois de concluído será encaminhado ao ministério para deliberar sobre a destinação de recursos para as obras de recuperação da via. “Fomos a Brasília, mostramos ao ministro a importância da Marginal para cidade, ele compreendeu e, no outro dia, já mandou técnicos para fazer a avaliação”, destacou Iris sobre a atenção recebida.
A etapa concluída é um passo importante para a liberação desse tipo de recursos, explicou o prefeito, que foi a Brasília acompanhado do deputado federal Daniel Vilela. “Estamos trabalhando para garantir obras que melhorem o trânsito de Goiânia”, afirmou o deputado nas redes sociais sobre as reuniões desta quarta-feira. Na ocasião, Iris falou da preocupação com a mobilidade urbana e que as parcerias que estão sendo estabelecidas cumprem justamente essa necessidade. “O nosso objetivo aqui na capital federal é buscar parcerias que resultarão em benefícios para a nossa cidade”, comentou Iris Rezende.
Participaram da vistoria o chefe da Divisão Nacional da Defesa Civil, Lucas Negreiros, o coordenador municipal do órgão, Francisco Vieira, e o secretário municipal de Infraestrutura, Francisco Ivo, que destacou que os trabalhos emergenciais já estão sendo executados. “Enquanto não esteja liberado o recurso, a Prefeitura está trabalhando nos reparos emergências na via”, explicou.
De acordo com o titular da Seinfra, os trâmites burocráticos dentro da Prefeitura já estão adiantados e, nos últimos meses, foi providenciado o Termo de Referência que possibilitou a eliminação de uma das mais demoradas etapas do processo de licitação da obra. Francisco lembrou, ainda, que o custo previsto chega a R$ 35 milhões. (*Especial para O Hoje)
Prefeito participa de homenagem às mulheres
O prefeito Iris Rezende participou do evento realizado durante toda a tarde de ontem no Lago das Rosas e que reuniu centenas de mulheres da Capital. “Não poderia deixar de participar deste evento, que é uma singela demonstração de carinho e agradecimento que a Iris de Araújo e eu temos por todas colaboradoras da prefeitura, sobretudo moradoras da Capital”, declarou.
A primeira-dama rememorou momentos históricos de luta feminina e destacou a força das servidoras da Prefeitura que se desdobram para atender os goianienses. “Parabéns a todas, que este dia seja de reconhecimento pelo trabalho de todas”, comentou.
A secretária de Políticas para as Mulheres, Célia Valadão, destacou que o objetivo foi reunir a população para discutir a luta diária contra o preconceito e pela igualdade de direitos entre homens e mulheres. Ressaltamos que a mulher carrega sensibilidades, mas carrega também muita força e produz e constrói a história de Goiânia e do país’, afirma.
Na programação, apresentações artísticas, orientações à saúde das mulheres, como prevenção do câncer de mama realizada por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), testes de glicemia e atendimentos com nutricionistas e na área da beleza. Além disso, as participantes poderão participar de oficinas de educação ambiental e obter mudas e sementes de árvores do Cerrado.
O evento teve o apoio da Caixa Econômica Federal (CEF) e do Governo Federal, as participantes poderão prestigiar ainda apresentações da Banda da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e de músicos regionais.