O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

quinta-feira, 29 de agosto de 2024
PublicidadePublicidade
Inauguração

OVG implanta Meninas de Luz na cidade de Piranhas

A OVG faz o treinamento prévio dos técnicos designados pela prefeitura e realiza o monitoramento e assessoramento do serviço após sua entrada em funcionamento, além de doar kits de enxovais para bebês

Postado em 16 de março de 2018 por Sheyla Sousa
OVG implanta Meninas de Luz na cidade de Piranhas
A OVG faz o treinamento prévio dos técnicos designados pela prefeitura e realiza o monitoramento e assessoramento do serviço após sua entrada em funcionamento

O município de Piranhas foi contemplado com o Programa Meninas de Luz da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG). A iniciativa atende adolescentes e jovens gestantes e funcionará na sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). A inauguração ocorreu nesta última quarta-feira, dia 14 de março, com a presença da coordenadora do programa, Malba Parreira, das secretárias municipais: Kênia Fernanda (Administração e Gestão), Aládia Cardoso (Desenvolvimento Social), e Neusa Porto (Saúde).

Em todos os municípios em que é implantado, a OVG faz o treinamento prévio dos técnicos designados pela prefeitura e realiza o monitoramento e assessoramento do serviço após sua entrada em funcionamento, além de doar kits de enxovais para bebês. O município também é responsável pelo local onde ocorrerá o atendimento. Segundo Malba Parreira, cerca de 15 gestantes já foram triadas por assistentes sociais para participar inicialmente do programa em Piranhas.

Consolidado na capital, o Meninas de Luz, está em expansão pelo interior do Estado. Piranhas é o sexto município a receber a iniciativa, que já foi implantada também em Alto Paraíso, Orizona, Porangatu, Pirenópolis e Cavalcante. O programa visa assegurar às gestantes, de até 21 anos, direitos fundamentais e uma perspectiva de inclusão social. Por meio dele uma equipe multiprofissional trabalha temas relacionados à educação sexual, planejamento familiar, cuidados com o bebê e direitos do cidadão. Após o nascimento, mãe e filho continuam recebendo apoio por um ano. 

Veja também