‘Mídia em Foco’ investiga a dinâmica do mercado de games nesta se
O programa conta com a participação de convidados como o executivo Danilo Parise, diretor da Sioux
A indústria de jogos é o tema do Mídia em Foco que a TV Brasil exibe, nesta segunda (26), às 22h45. A atração apresentada pela jornalista Paula Abritta recebe especialistas que traçam um panorama e apontam tendências para o mercado de games.
O programa conta com a participação de convidados como o executivo Danilo Parise, diretor da Sioux – Agência de Tecnologia Interativa; o pesquisador de games Marcus Garrett, autor do documentário 1983: O Ano dos Videogames no Brasil; e o professor Mauro Berimbau, pesquisador de jogos eletrônicos e coordenador do Laboratório de Desenvolvimento de Games da ESPM.
Para Danilo Parise, é preciso ter em mente a realidade contemporânea da indústria. “Hoje, há um novo pensamento que é um modelo transmídia. Existe um ecossistema que você pode trabalhar para ter também um modelo de negócio cada vez mais rentável”.
O professor e pesquisador Mauro Berimbau aprofunda a análise sobre essa lógica de consumo contemporânea de várias mídias no País. “Nós assistimos à TV escutamos rádio, ouvimos música e consumimos jogos. Está dentro dos hábitos midiáticos dos brasileiros”.
De acordo com o pesquisador Marcus Garrett, o investimento na produção de games superou o de outras formas de entretenimento. “Hoje se gasta muito mais com jogo do que com filme”, declara. O mercado mundial de games movimenta mais de cem bilhões de dólares por ano, sendo maior do que os de cinema e música juntos.
Trajetória
Controlar mísseis para acertar alvos no monitor. Esse era o objetivo de um dos primeiros jogos eletrônicos interativos da história: o dispositivo para diversão de tubo de raios catódicos criado pelos físicos Thomas Goldsmith e Estle Ray Mann nos anos 1940.
Nas décadas seguintes, surgiram os primeiros jogos de computador como Bertie The Brain, Tennis for Two e Spacewar. Já nos anos 1970 os games chegaram aos fliperamas e aos lares abrindo espaço para a criação de uma nova indústria.
A indústria dos games começa a decolar nos anos setenta com a febre dos fliperamas e o lançamento dos primeiros consoles domésticos como Odyssey e Atari. Na década de 1980, a ascensão do computador pessoal e a chegada do console Nes da empresa japonesa Nintendo consolidam o sucesso dos jogos eletrônicos.
SERVIÇO
‘Mídia em Foco’ – segunda-feira (26), às 22h45, na TV Brasil
‘Mídia em Foco’ – domingo (1º) para segunda-feira (2), à 0h30, na TV Brasil