“Voz do Brasil” deixará de ser veiculada em rádios do país às 19h
Projeto tramitava na Câmara há 15 anos. Novas regras permitem que rádios definam melhor horário para transmissão

O programa Voz do Brasil não precisará ser transmitido nas rádios de todo o país às 19h. A mudança, aprovado em março na Câmara e sancionada pelo presidente Temer na manhã desta quarta-feira (4), faz parte de uma medida de flexibilização de horários.
A partir de agora, a proposta prevê que o programa poderá ser veiculado até as 22h, com total de 1h de duração, sem interrupções.
Até agora, o programa era transmitido obrigatoriamente pelas rádios em dias úteis das 19h às 20h. De acordo com o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, a decisão deve beneficiar milhões de brasileiros, especialmente os mais pobres.
“Milhões de brasileiros terão novas possibilidades de acesso a Voz do Brasil. Não se justificava mais uma lei tão engessada, porque quem estava sendo penalizado era o mais humilde, que tem mais dificuldade de acesso à outras alternativas”, explicou.
O projeto, em trâmite no Congresso há 15 anos, permitirá ainda que os ouvintes possam escolher horários alternativos para acompanhar a Voz do Brasil.
Criado pela Empresa Brasil de Comunicação em 1935, A Voz do Brasil é responsável pela disseminação de notícias oficiais do Governo. Passando pelos nomes de “Programa Nacional” e posteriormente, “A Hora do Brasil, o programa é dividido entre informações do Poder Executivo, Judiciário, Câmara e Senado.