Com 355 filmes no catálogo, Fica lança 20ª edição
Evento acontece entre os dias 5 e 10 de junho, na cidade de Goiás. No catálogo, 47 produções goianas
A 20ª edição do Festival Internacional de Cinema Ambiental (Fica 2018) foi lançada oficialmente nesta quinta-feira (5). A cerimônia aconteceu às 13h30, durante uma solenidade na Av. Deusdeth Ferreira de Mora, próximo ao viaduto de acesso à cidade de Goiás.
O evento tem data marcada para o dia 5 de junho e deve seguir até o dia 10. Considerado o maior festival da temática no mundo, a festa tem realização do governo de goiás, por meio da Secretaria da Educação, Cultura e Esporte (Seduce).
Na ocasião, a secretária Raquel Teixeira, ao lado do governador Marconi Perillo, anunciaram 22 filmes selecionados para a mostra competitiva. Os vencedores concorrem a prêmios que somam R$ 280 mil.
No total, serão 199 filmes estrangeiros e 156 brasileiros – 47 destes produções goianas. Entre os filmes ambientais, Goiás figura com o maior número de produções (4). Rio de Janeiro (2), Pernambuco (2), Paraná (1) e Ceará (1) também enviaram produções.
Em 2018, o festival traz o tema Fica 20 anos, a Força de um Legado, que simbolicamente trata da memória e celebra a trajetória do festival. A tela de Marcelo Solá, “1999”, foi feita especialmente para ilustrar as duas décadas.
Ainda como parte da programação, os tradicionais Fórum Ambiental e Fórum de Cinema promovem discussão sobre os novos rumos do cinema e do audiovisual no Brasil, a relação entre cinema analógico e digital, direção, mulheres no cinema e muito mais.