O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 9 de janeiro de 2025
PublicidadePublicidade
Método

Economia de água no Aeroporto de Goiânia abasteceria 55 casas

Essa medida possibilita ainda focar o uso da água potável para fins mais nobres do que encaminhar para a descarga da bacia sanitária, principalmente no período chuvoso

Postado em 14 de abril de 2018 por Kamilla Lemes
Economia de água no Aeroporto de Goiânia abasteceria 55 casas
Essa medida possibilita ainda focar o uso da água potável para fins mais nobres do que encaminhar para a descarga da bacia sanitária

Além de reduzir o consumo de água, a ETR alcançou uma economia na fatura de água de mais de R$ 136 mil reais. Desconsiderados os custos operacionais, a economia final foi de R$ 95,7 mil no ano passado. Essa medida possibilita ainda focar o uso da água potável para fins mais nobres do que encaminhar para a descarga da bacia sanitária, principalmente no período chuvoso, quando a cobertura do terminal recebe uma grande contribuição de água de chuva. Como consequência, ao invés do aeroporto ser abastecido com essa parcela de água, a água da potável segue para abastecer as casas da região.

 

Para o superintendente do Aeroporto de Goiânia, Eduardo Barduco, uma fonte alternativa de água para o aeroporto é importante no combate à crise hídrica que ocorre no Centro-Oeste. “O tratamento traz grandes vantagens ao terminal de passageiros, como a preservação de água para casos que exijam sua potabilidade, como o consumo humano”, conclui.

 

Como funciona


O processo de tratamento de águas pluviais é iniciado em um tanque de decantação. Em seguida, a água passa por um filtragem em areia com carvão ativado e desinfecção com ultravioleta.  Para o sistema de águas cinzas, o líquido passa por um tratamento biológico (aeração, decantação e filtro biológico), tratamento físico-químico (tanque de mistura rápida, floculador, de decantação, desinfecção por hipoclorito de sódio, filtragem de areia com carvão ativado e desinfecção por ultravioleta). A purga da torre de ar condicionado segue o mesmo sistema de águas pluviais. Ao todo, esses processos variam de cinco minutos (água da chuva) a até quatro horas (água cinza). 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também