O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

sexta-feira, 30 de agosto de 2024
Saúde

Hugol discute uso da pele de tilápia no tratamento de queimados

Técnica é utilizada como versão de teste desde 2014 e, de acordo com especialistas, tem oferecido amplos benefícios

Postado em 17 de abril de 2018 por Guilherme Araújo
Hugol discute uso da pele de tilápia no tratamento de queimados
Técnica é utilizada como versão de teste desde 2014 e

O Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), unidade da Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO), recebeu no último final de semana um evento sobre um procedimento considerado inovador que utiliza pele de tilápia para o tratamento na cicatrização de queimaduras. A palestra foi ministrada pelo médico cirurgião plástico e coordenador da pesquisa da pele da tilápia para o tratamento na cicatrização de queimaduras, Edmar Maciel.

A técnica vem sendo desenvolvida e testada desde 2014 e oferece benefícios não só para o paciente, mas para todos os envolvidos no processo. “O tratamento com a pele da tilápia é diferente, pois o curativo não precisa ser renovado diariamente, reduzindo as dores do paciente e dos familiares. Há também uma otimização dos custos, uma vez que a pele colocada em queimaduras de segundo grau permanece até o final do tratamento”, explica Edmar.

Esse curso é a primeira etapa de capacitação para a execução da pesquisa da pele de tilápia nos tratamentos aos pacientes vítimas de queimaduras do Hugol. A próxima fase será o treinamento com a equipe médica para habilitá-los a integrar o projeto. De acordo com o supervisor do Centro de Referência em Assistência a Queimados do hospital, Fabiano Arruda, “o tratamento será muito benéfico para os pacientes selecionados, pois eles poderão retornar para casa mais cedo, devido a um tempo de internação reduzido”.

Por ser uma unidade de assistência, ensino, pesquisa e extensão universitária, a contribuição mútua por meio desse projeto possibilitará a projeção da unidade no âmbito da ciência. “Essa pesquisa, sem sombras de dúvidas, é um marco para o Brasil, uma revolução científica, uma inovação que impactará na área médica nos próximos anos. Participar desse momento faz com que toda a equipe cresça junto”, conclui o supervisor médico.

O Centro de Referência em Assistência a Queimados do Hugol é um dos mais modernos do país. Foi inaugurado em julho de 2015, ganhou o nome do Dr. Nelson Picollo, homenageando o pioneiro do tratamento de queimaduras no Estado de Goiás, e recebe pacientes regulados pelas centrais de regulação do Estado que apresentam critérios de internação normatizados pela Sociedade Brasileira de Queimaduras.

Veja também