O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Política

Usuário aprova 3º Turno da Saúde

Programa lançado pelo governo nesta semana já tirou das filas diversos pacientes para consultas e cirurgias

Sheyla Sousapor Sheyla Sousa em 28 de abril de 2018
Usuário aprova  3º Turno da Saúde
Programa lançado pelo governo nesta semana já tirou das filas diversos pacientes para consultas e cirurgias

30b054f61da54673e0f7d4979baa8ce2

Lucas de Godoi*

O programa Terceiro Turno da Saúde, implantado pelo governador José Eliton no início da semana, soma números positivos em atendimentos médicos. Foram 21 cirurgias, 283 consultas e 438 exames nos hospitais Alberto Rassi (HGG) e Crer, de segunda-feira até a noite de quinta-feira.

Nos centros cirúrgicos e ambulatórios, pacientes expressaram nesses dias o sentimento de gratidão pelo fim da espera e a esperança de vida nova após o benefício alcançado. Uma ideia brilhante que espero que continue por muito tempo. O governo está de parabéns”, disse o paciente Lindomar Dias de Freitas, que passou por cirurgia no quadril no HGG.

De acordo com o governador, ao lançar o programa a meta é zerar o déficit por cirurgias eletivas, com a realização de 7,5 mil até o final deste ano. A partir de segunda-feira (30), os demais hospitais estaduais também serão inseridos no programa. “Esse é um programa de Estado, não é um programa de governo. É um programa permanente, cujo objetivo é zerar esse déficit e depois organizar o fluxo normal para que não sejam formadas novas filas”, explicou José Eliton. 

O programa terá investimento de R$ 100 milhões. A estimativa é de realização de 11.630 exames especializados por mês, além de 5.236 consultas e 925 cirurgias durante o mesmo período, que incluem as especialidades de oftalmologia, urologia, neurologia, dermatologia, cirurgia geral, angiologia, entre outras. A previsão da Secretaria de Estado da Saúde (SES) é de que a medida tenha duração de oito meses, com planejamento para realizar 142 mil atendimentos até 31 dezembro deste ano. 

O HGG realizou 18 cirurgias, 179 consultas e 158 exames. Já no primeiro dia de atendimento, realizou dez cirurgias e 80 consultas e exames. O Crer, por sua vez, realizou três cirurgias, 104 consultas e 280 exames nesses dias. 

Pacientes aguardavam há anos por atendimento 

Vicente Barbosa Neto, de 35 anos, e Cristiane de Freitas Borges, de 45 anos, foram dois dos pacientes atendidos no primeiro dia do programa, no HGG. Ele aguardava há dois anos e meio por uma cirurgia de ligamento do joelho e comemorava o fato de ser um dos primeiros convocados no primeiro dia do programa.

“Eles me ligaram na sexta-feira e no sábado mesmo já fui internado. Necessito muito dessa cirurgia, assim como muitas pessoas que têm a esperança nesse Terceiro Turno. Estou muito feliz. Logo que sair daqui vou para Trindade, a pé, pagar promessa e depois vou jogar bola”, brincou. 

Já Cristiane aguardava há quatro anos por uma cirurgia cardíaca. Foi chamada para se consultar com um cardiologista e dar início aos exames pré-operatórios. “Esse programa é muito importante para mim, porque já estava há quatro anos na fila de espera. E é importante também para a sociedade, porque vai desafogar essa fila de espera, com um atendimento de excelência”, avaliou. 

Lindomar Dias de Freitas passou por cirurgia no quadril e fez muitos elogios ao programa e ao atendimento que recebeu. Ele aguardava pela cirurgia há dois anos. “Uma brilhante ideia que eu espero que continue. O governo está de parabéns. A minha expectativa foi imensa, tanto que me ligaram e eu vim o mais rápido que pude de Jataí. Fui muito bem recebido aqui o tempo todo. Só tenho que agradecer”, disse.

Ivone de Freitas, esposa de Lindomar, acompanhou o marido durante todo o processo e deu nota mil ao atendimento que ele recebeu. “Eu avalio como nota mil. Esse programa vai beneficiar muitas pessoas. E desde a hora em que entramos aqui o pessoal foi muito atencioso”, disse. Maria de Fátima Barbosa conseguiu se consultar e afirmou ter gostado muito do programa. “Foi uma ideia muito boa, porque tem muita gente na fila de espera e esse terceiro turno vai resolver bastante essa espera, além do que o atendimento é ótimo”, disse. 

Profissionais estão felizes com resultado 

A agente de atendimento do HGG Vanessa José da Silva é umas pessoas que liga para avisar ao paciente que ele foi convocado para a cirurgia. Se o paciente fica feliz com a notícia, Vanessa garante que do outro lado a alegria é bem similar. “Eles ficam muito satisfeitos e para nós também é muito gratificante dar essa notícia para eles. Avalio que esse programa veio agilizar o atendimento, facilitar a vida dos usuários. Já estamos tendo um bom resultado e toda a equipe está muito focada em atender ao máximo os pacientes”, conta.

O médico geriatra Cristhiano Holanda é gerente de atendimento do Crer, e disse que já na primeira semana foi possível perceber que o programa veio otimizar a demanda reprimida da população por atendimentos e cirurgias eletivas. “As filas vêm se acumulando de acordo com a demanda da população, que é crescente. Então, agora conseguimos oferecer para a população a solução da sua demanda”, observou.

O diretor técnico do HGG, dr. Durval Pedroso, avaliou como nobre a atitude do governador José Eliton de implantar o 3º Turno da Saúde em Goiás. “As pessoas têm ainda mais dignidade no atendimento, porque têm novos horários que se enquadram a elas. O HGG já superou a meta nos primeiros dias, e isso é ótimo sinal”, declarou.

Hwaskar propôs reuniões a cada dez dias, o que foi prontamente aceito pelo prefeito. “Vamos estabelecer um grupo para tratar do assunto. Este é um motivo de preocupação de todos até porque faz parte da história de Goiânia”, frisou Iris. Para o secretário da Secima, a revitalização do Centro de Goiânia pode trazer ganhos sociais, econômicos e mesmo turísticos. 

Os mecanismos que o Poder Público dispõe podem promover a retomada do crescimento do bairro. Com as ferramentas corretas, diz, é possível mudar a cara do Centro nos próximos dois anos. “Este é um patrimônio da cidade e de Goiás que não pode ser esquecido. “O projeto Vem pro Centro é a mais completa iniciativa para tornar a região um lugar de economia pujante e convivência civilizada”, conclui. 

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também