O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

domingo, 1 de setembro de 2024
Convidado

Pedro Parente pode assumir liderança da BRF em grande desafio

Parente foi informado que estava dispensado da quarentena porque a Petrobras e a BRF não atuam no mesmo ramo

Postado em 15 de junho de 2018 por Kamilla Lemes
Pedro Parente pode assumir liderança da BRF em grande desafio
Parente foi informado que estava dispensado da quarentena porque a Petrobras e a BRF não atuam no mesmo ramo

O ex-presidente da Petrobras, Pedro Parente, foi dispensado da quarentena pela Comissão de Ética Pública, em decisão publicada hoje (14), em nota. Parente pediu demissão da estatal  em 1º de junho e foi convidado para a presidência da BRF. 

Cabe à Comissão de Ética Pública (CEP) da Presidência da República definir se ex-agentes públicos devem passar por uma quarentena antes de assumir cargo na iniciativa privada e Parente pediu um parecer à CEP neste sentido.

Parente foi informado que estava dispensado da quarentena porque a Petrobras e a BRF não atuam no mesmo ramo. A BRF é uma das maiores empresas de alimento do mundo, dona de marcas como Sadia, Perdigão e Qualy. A quarentena é aplicada para evitar que ex-agentes públicos levem para o mercado informações privilegiadas sobre o governo.

O período da quarentena depende do cargo ocupado antes da saída do ex-agente público do Executivo. Quanto mais acesso a informações sigilosas, maior o tempo de quarentena. Durante esse período, o ex-agente público recebe o salário correspondente.

O nome de Parente já era especulado na BRF antes mesmo de confirmada a demissão. Tanto que, logo após divulgada sua saída da estatal, as ações da empresa do ramo alimentício subiram mais de 12%. 

Fonte: ABR