O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

domingo, 1 de setembro de 2024
IBGE

Vendas no comércio varejista avançam no mês de maio em Goiás

Goiás registrou terceiro avanço consecutivo na variação no volume de vendas, acompanhando o movimento do Brasil, que manteve a sequência de avanços, com 2,7%

Postado em 12 de julho de 2018 por Kamilla Lemes
Vendas no comércio varejista avançam no mês de maio em Goiás
Goiás registrou terceiro avanço consecutivo na variação no volume de vendas

Da Redação*

Em maio de 2018, o volume de vendas do comércio varejista de Goiás apresentou avanço de 1,9%, na comparação com maio de 2017. Goiás registrou terceiro avanço consecutivo na variação no volume de vendas, acompanhando o movimento do Brasil, que manteve a sequência de avanços, com 2,7%, representando o décimo quarto resultado positivo consecutivo, na mesma base de comparação.

Já na comparação com o mês de abril de 2018, o volume de vendas do comércio varejista goiano não apresentou variação em maio de 2018, enquanto a variação nacional foi de -0,6%. No ano, o varejo em Goiás acumulou redução de 3,1%, já o Brasil avançou 3,2%.

O comércio varejista ampliado goiano (varejo e mais as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção), registrou recuo de 1,8%, na comparação com mesmo mês do ano anterior. As taxas acumuladas no ano e nos últimos 12 meses foram de 0,1% e -4,5%, respectivamente.

Os dados para as diferentes atividades que compõem o comércio varejista e o comércio varejista ampliado, em Goiás e no Brasil, são apresentados na Tabela 2. O crescimento acumulado nos últimos 12 meses do comércio varejista goiano ficou em -6,0%, em oposição ao avanço registrado para o conjunto das unidades da federação investigadas, que foi 3,7%. Com relação ao comércio varejista ampliado goiano, no acumulado dos últimos 12 meses (-4,5%), também observou-se oposição à variação registrada pelo Brasil (6,8%), na mesma base de comparação.

Das diferentes atividades que compõem o comércio varejista de Goiás, seis apresentaram variação positiva do volume de vendas no mês de maio de 2018, frente a maio de 2017: Tecidos, vestuário e calçados (14,5%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (6,0%), Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (5,3%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (3,8%), Móveis e eletrodomésticos (1,1%) e Equipamentos e materiais para escritório informática e comunicação (0,8%). A maior variação negativa foi verificada no comércio varejista de Livros, jornais, revistas e papelaria (-22,8%), seguida de Combustíveis e lubrificantes (-14,1%).

O índice do volume de vendas do comércio varejista ampliado em Goiás (que acrescenta às atividades acima, as revendas de Veículos, motocicletas, partes e peças e de Materiais de construção) em maio de 2018 apresentou um recuo de 1,8% na comparação com maio de 2017. As atividades de Veículos, motocicletas, partes e peças e de Materiais de Construção, que se acrescentam para compor o indicador, registraram recuo de 8,8% e 5,3%, respectivamente.

Regionalmente, para o volume de vendas do comércio varejista, 20 das 27 unidades da federação assinalaram avanço em maio de 2018 sobre o mesmo mês do ano anterior. Os dados referentes a esta comparação no Gráfico abaixo, permitem também posicionar a variação do volume de vendas de Goiás em relação às demais Unidades da Federação.

 

Veja também