O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 25 de dezembro de 2024
Modificação

Secretaria Cidadã conclui mudança para a Praça Cívica

Além das duas unidades no Universitário, as equipes da Secretaria Cidadã que atuavam no Centro de Referência Estadual da Igualdade (CREI), na Avenida Goiás, também passam a atender na nova sede

Postado em 13 de agosto de 2018 por Katrine Fernandes
Secretaria Cidadã conclui mudança para a Praça Cívica
Além das duas unidades no Universitário

Da redação

A Secretaria da Mulher, Desenvolvimento Social, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Secretaria Cidadã) mudou de sede, deixando os prédios do Setor Universitário para ocupar a antiga sede do Tribunal de Contas do Estado (TCE), na Praça Cívica. A mudança atende a uma antiga demanda do Instituto Tecnológico do Estado de Goiás em Artes (Itego) Basileu França, vizinho da antiga sede da Secretaria Cidadã no Setor Universitário. O Basileu vai ocupar o espaço deixado pela Cidadã para ampliar suas atividades, com oferta de mais cursos de arte voltados à população. Atualmente, o Itego atende a cerca de 5.500 alunos por ano.

Além das duas unidades no Universitário, as equipes da Secretaria Cidadã que atuavam no Centro de Referência Estadual da Igualdade (CREI), na Avenida Goiás, também passam a atender na nova sede, em mudança concluída nesta sexta-feira (10). Na nova sede, a secretaria concentra todas as suas unidades num único local, integrando as equipes e melhorando o atendimento prestado à população.

A ocupação dos prédios antes do TCE colabora também para a conservação do patrimônio, que integra o projeto do Circuito Cultural da Praça Cívica, que aguarda viabilidade por meio de parcerias do Estado (leia mais sobre o projeto abaixo). O endereço da nova sede da Secretaria Cidadã é Praça Dr. Pedro Ludovico Teixeira, nº 332, Blocos A, B, C e D, Praça Cívica, Centro, Goiânia (GO) / CEP: 74003-010

Circuito Cultural da Praça Cívica

As obras e os procedimentos de implantação do Circuito Cultural Praça Doutor Pedro Ludovico Teixeira, que estabelecem a requalificação, revitalização, restauração e musealização dos edifícios do conjunto arquitetônico da Praça Cívica, estão em andamento na Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (Seduce). Os projetos de adequação dos prédios públicos já foram apresentados pela Superintendência de Preservação de Patrimônio Cultural da Seduce e aprovados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan) de Goiás e pela Controladoria Geral do Estado (CGE).

Todo o planejamento, com a realização dos projetos de restauro e requalificação dos edifícios da Praça já está pronto, e começou a ser executado pelo Salão Dona Gercina Borges, no Palácio das Esmeraldas, que foi transformado e reinaugurado como Sala de Cultura Dona Gercina, em abril último. Dois prédios do conjunto arquitetônico da Praça Cívica serão temporariamente destinados à dois órgãos governamentais: Secretaria Cidadã e Polícia Militar de Goiás, que passam a ocupar, respectivamente, o antigo prédio do Tribunal de Contas do Estado e a antiga chefatura de Polícia.

A ocupação temporária dá uso aos prédios, evitando a degradação e conservando o patrimônio do local. Itego Basileu França terá mais espaço Com a cessão da antiga sede da Secretaria Cidadã, o Instituto Tecnológico de Goiás (Itego) em Artes Basileu França terá mais espaço físico para desenvolver suas atividades, garantindo mais conforto e comodidade aos seus 5.300 alunos e 196 professores e servidores administrativos.

O secretário de Desenvolvimento (SED), Leandro Ribeiro, visitou as instalações do Basileu e do prédio anexo e autorizou o início imediato das obras de adaptação para abrir mais 64 salas de aulas. Com isso, a escola deixa de funcionar em prédios alugados, gerando economia anual de mais de R$ 200 mil aos cofres públicos.

A partir desta segunda-feira (13), o Basileu França passa a ocupar o local, que foi doado oficialmente para o Instituto, no último dia 7 de maio. O termo de doação já foi assinado pelo Governo de Goiás e atualmente se encontra na Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan). A reestruturação física do local será rápida e simples para facilitar a transferência de alguns departamentos, uma vez que o prédio está em bom estado de conservação.

Segundo a diretora do Basileu França, Lóide Magalhães, a princípio, algumas divisórias serão retiradas porque são necessárias salas amplas para abrigar as orquestras e os balés. Além disso, haverá a criação de novas salas de aula para cursos de música, dança e demais áreas. Também será feito um piso flutuante em madeira, específico para bailarinos. A diretora do Basileu França destaca ainda os investimentos do Governo de Goiás na educação profissional artística e cultural do Estado. “Essa ampliação vai aumentar o atendimento e amenizar a demanda do Basileu França, além de possibilitar a inclusão de mais pessoas na profissionalização artística, democratizar a arte e organizar o espaço físico por áreas de cursos oferecidos”, conclui.

O Itego Basileu França oferece inúmeros cursos de formação profissional nas áreas de música, dança, teatro, circo, artes visuais, arte-educação e arte-inclusão. Os estudantes assistem aulas e praticam atividades na sede da instituição, em Goiânia, e também em três colégios tecnológicos (Cotecs), localizados em Itumbiara, Senador Canedo e Bela Vista. Brevemente, serão inaugurados mais dois Colégios Móveis em Goianira e Nerópolis.

O Itego em Artes Basileu França, ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SED), é administrado pela Organização Social (OS) Centro de Gestão em Educação Continuada (Cegecon). Na visita ao Itego Basileu França, o Secretário de Desenvolvimento Econômico (SED), Leandro Ribeiro, esteve acompanhado do superintendente Executivo de Ciência e Tecnologia da SED, Roberto da Piedade Francisco, do Chefe de Gabinete de Gestão de Capacitação e Formação Tecnológica, Fernando Jorge de Oliveira, do secretário de Estado da Cidadania, Murilo Mendonça, e de representantes do Centro de Gestão em Educação Continuada (Cegecon). 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também