O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

domingo, 1 de setembro de 2024
PublicidadePublicidade
Muquém

Candidatos participam de Romaria de Nossa Senhora D’Abadia

Quatro governadoriáveis participaram da segunda maior festa religiosa do Estado em Muquém e abraçaram eleitores

Postado em 16 de agosto de 2018 por Sheyla Sousa
Candidatos participam de Romaria de Nossa Senhora D'Abadia
Quatro governadoriáveis participaram da segunda maior festa religiosa do Estado em Muquém e abraçaram eleitores

Ronaldo Caiado participou da Romaria ao lado do candidato a vice-governador, Lincoln Tejota

Lucas de Godoi*

A tradicional Romaria de Nossa Senhora D’Abadia de Muquém, no município de Niquelândia, teve a participação ontem de quatro candidatos ao governo do Estado, repetindo tradição que ocorre a cada eleição. Zé Eliton (PSDB), Ronaldo Caiado (DEM), Daniel Vilela (MDB) e Kátia Maria (PT).

Na missa de encerramento da festa religiosa,  o governador José Eliton, candidato à reeleição, reafirmou seu compromisso com a realização da tradicional festa religiosa, em especial com mais obras de infraestrutura religiosa para melhorar o acesso dos fiéis ao Santuário do Muquém. José Eliton disse que a celebração, da qual é participante assíduo é “momento de renovação da nossa fé, para que o Goiás avance mais e o Brasil reencontre o caminho do crescimento”. Acompanhado do ex-governador Marconi Perillo (PSDB), que concorre ao Senado, e da senadora Lúcia Vânia (PSB), candidata à reeleição, de deputados estaduais e federais e de vários prefeitos de diferentes regiões do Estado, o governador José Eliton falou sobre os esforços do Governo de Goiás para dotar o Santuário de sua infraestrutura atual, “bem diferente de há 20 anos”. “O ex-governador Marconi Perillo, teve condições de atuar fortemente para ajudar a construir o santuário”. Neste ano, o governador inaugurou o conhecido “Circuito da Fé”, que regulariza todos os investimentos na organização da festa e a “Via dos Romeiros”, extensão de 45 quilômetros. “No ano passado eu e o ex-governador Marconi Perillo firmamos o compromisso aqui neste mesmo altar de construirmos e inaugurarmos a Via dos Romeiros. Ela está pronta e inaugurada”, recordou durante pronunciamento feito no encerramento da celebração. “Hoje é um momento para agradecermos a oportunidade de estarmos aqui renovando a nossa fé, a nossa esperança; avaliar o nosso comportamento; agradecer as graças recebidas. Fico feliz de ver que a cada ano essa Romaria cresce mais”,  salientou o governador.A mais antiga do Estado, a festa tem como tema em 2018 “270 anos de amor e devoção à mãe D’Abadia de Muquém”. A Romaria atrai cerca de 400 mil fiéis de diversas localidades da região Centro-Oeste e de outros estados, que percorrem 50 quilômetros de Niquelândia ao Santuário de Muquém para renovar a fé, pagar promessas e fazer novos pedidos.A programação da Romaria de Muquém, como é popularmente conhecida, inclui celebrações eucarísticas, via-sacra, momentos de oração, confissões, vigílias, shows católicos e procissões com a Imagem de Nossa Senhora d’Abadia pelas ruas e comunidades. Além de fiéis e romeiros, a romaria acolhe mais de 60 sacerdotes, incluindo padres e bispos, e centenas de lideranças religiosas em missão. 

Tradição

Repetindo uma tradição de vários anos, o candidato ao governo Ronaldo Caiado (DEM) também esteve na romaria acompanhado da esposa Gracinha Caiado e dos candidatos a vice-governador, Lincoln Tejota (Pros), e o senador Wilder Morais (DEM). Ronaldo Caiado teve recepção calorosa dos fiéis, que chegaram até ele para dar um abraço, tirar fotos e desejar boa sorte na disputa ao governo.

“A Romaria do Muquém é uma tradição que me acompanha há muitos anos e que me enche de orgulho como goiano. Aqui prevalece o sentimento de fé. Fico comovido de poder vir aqui e ser recebido com tanto carinho pelos fiéis e poder agradecer por todas as bênçãos de Nossa Senhora em nossas vidas. Os fiéis podem saber que esta é uma festa muito querida que cada vez mais buscaremos realçar e estruturar”, garantiu o senador.

Ronaldo Caiado chegou a Muquém ainda na tarde de segunda-feira (14/08), quando se reuniu com lideranças de Niquelândia, Mara Rosa e Campinorte e depois visitou os acampamentos dos romeiros na companhia dos candidatos às vagas na Câmara Federal Flávia Morais (PDT) e José Mário Schreiner (Democratas). Ao fim dessas visitas, RonaldoCaiado teve oportunidade de conversar com o Bispo Dom Messias e falar sobre seus projetos para o Estado, que envolvem a participação das igrejas.

“Falei longamente com o Bispo Dom Messias que é meu desejo ampliar a ação social do governo tendo as igrejas como nossas parceiras. As igrejas têm um material humano muito qualificado para lidar com questões como a dependência química.  

Veja também