O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 30 de novembro de 2024
Ideia

Aluno de Goiânia cria aplicativo que auxilia deficientes visuais

Proposta se transformou em Projeto de Lei e vai à votação na Câmara dos Deputados.

Postado em 22 de outubro de 2018 por Patrick Wallison
Aluno de Goiânia cria aplicativo que auxilia deficientes visuais
Proposta se transformou em Projeto de Lei e vai à votação na Câmara dos Deputados.

Da Redação

O aluno do 5º ano do Ensino Fundamental, João Henrique Rinaldi, pensou em um aplicativo de celular para auxiliar o deslocamento de pessoas com deficiência visual pelas ruas. A ideia se transformou em Projeto de Lei e será votado na próxima sexta-feira (26) na Câmara dos Deputados, em Brasília.

A proposta de João Henrique foi desenvolvida dentro do Projeto Câmara Mirim, da Câmara dos Deputados, e selecionada por consultores legislativos da Casa. A proposta está entre as três finalistas que serão discutidas em reunião da Comissão de Constituição e Justiça, na próxima quinta-feira (25).

O aplicativo terá um comando de voz para que os deficientes visuais possam se locomover com segurança em vias públicas. Se aprovada, a proposta vai virar lei, que será fiscalizada pelas prefeituras. Os recursos para desenvolver o aplicativo serão oriundos de multas de trânsito.

Para a professora da turma de João Henrique, Mariana Guimarães, esse é um importante exercício de representação política que trabalha a cidadania e a democracia. “Já faz três anos que participamos dessa atividade e agora tivemos a felicidade de termos um projeto selecionado entre quase mil apresentados. Estamos na torcida para que a proposta seja aprovada”, diz.

João Henrique comemora o fato de poder ajudar pessoas com dificuldade de locomoção. “Espero que o projeto seja aprovado e essas pessoas tenham a ajuda de que precisam, temos que continuar desenvolvendo ações de acessibilidade para tornar o mundo melhor”, disse o estudante.

 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também