Com chances renovadas, Vila Nova vai atrás do acesso a elite
Vitória sobre o Juventude e tropeço do CSA concederam um novo fôlego ao Tigre, que joga todas as fichas na reta final da Série B
*Luiz Felipe Mendes
Se deixarem, o Vila Nova vai chegar. E já mostrou que tem força para isso. Depois da vitória sobre o Juventude, no último sábado, a equipe colorada encostou de uma vez por todas no G-4 e igualou a quantidade de pontos do CSA, quarto colocado. E com uma tabela que pode vir a conspirar a seu favor, o Tigre só precisa se manter focado para não desperdiçar pontos importantes. Já nesta semana, o time pode terminar a rodada na desejada zona do acesso.
No pelotão de cima da tabela de classificação, somente o Fortaleza desponta com tranquilidade. Dono de 60 pontos, o atual líder vai nadando de braçadas na Série B do Campeonato Brasileiro. Dali para baixo, a briga está acirrada. O Goiás vem com 53, o Avaí com 52, CSA e Vila com 51 e o Atlético um pouco mais atrás com 48. Matematicamente, a situação pode mudar drasticamente entre esses clubes na 33ª rodada, a qual começa amanhã com a partida entre CSA e Brasil de Pelotas. Se os alagoanos tropeçarem, abrem espaço para Vila e Atlético, sobretudo o primeiro, deixarem-no para trás na briga por uma vaga na Série A do ano que vem.
O próximo embate do Vila, porém, é complicado. Na sexta-feira, o Londrina fará o jogo da vida contra o alvirrubro, em casa. Isto porque a equipe catarinense figura na sétima colocação; se vencer o Tigre, alcança os 50 pontos e renova a esperança de subir de divisão ao fim desta temporada. Se perder, fica muito difícil de conseguir o sonho, sobretudo se seus outros adversários diretos triunfarem, como o próprio Atlético e a Ponte Preta, Guarani e Coritiba, estes últimos atrás do Londrina e podendo deixá-lo para atrás dependendo dos resultados.
Depois desta rodada, a situação pode ficar teoricamente mais fácil para o Vila. Os próximos compromissos do time treinado por Hemerson Maria são Paysandu (18º), Brasil de Pelotas (15º), Figueirense (12º), Criciúma (13º) e São Bento (14º), todos na parte de baixo da tabela de classificação. Seus outros adversários diretos não terão vida tão simples, com embates como Goiás x Avaí, Atlético x Fortaleza, Atlético x Avaí, Fortaleza x CSA, Avaí x Fortaleza, CSA x Atlético e CSA x Avaí, todos eles envolvendo os atuais postulantes ao acesso. Se conseguir colocar em prática sua superioridade até aqui no torneio, o Vila tem grandes chances.
A intensa missão na reta final do campeonato deve ser tratada com o máximo de cautela possível. O Goiás é um exemplo disso, tendo perdido para o desesperado CRB na rodada passada. O duelo com o Londrina precisa ser abordado como o jogo mais importante da competição, assim como todos os outros daqui para a frente. Em uma emocionante briga para estar na elite do futebol brasileiro na temporada que vem, o Vila Nova vai com tudo em busca de seu objetivo no ano de 2018.