SME e Marinha do Brasil premiam alunos em concurso de redação
O prêmio é dado ao Concurso de Redação sobre o Almirante Tamandaré. O evento integra as atividades de comemoração ao 85º aniversário da Capital
Katrine Fernandes*
Na tarde desta quarta-feira(24) uma solenidade de premiação será realizada pela Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) e em parceria com a Marinha do Brasil. O prêmio é dado ao Concurso de Redação sobre o Almirante Tamandaré, patrono da Marinha Brasileira e que dá nome a uma das praças mais tradicionais de Goiânia, a Praça Tamandaré, no Setor Oeste. O evento integra as atividades de comemoração ao 85º aniversário da Capital.
Participaram do concurso 42 alunos do Ensino Fundamental, Ciclo II, de cinco unidades de ensino municipais. De acordo com o regulamento, puderam concorrer redações dos mais variados gêneros textuais, de acordo com o conteúdo ensinado no momento em cada escola. Dos 42 textos, dez foram selecionados para ir a julgamento pela comissão julgadora, na qual premiará os três primeiros colocados.
O concurso teve como objetivo incentivar e valorizar a leitura e escrita dos alunos do ensino fundamental da rede municipal de Educação e ampliar os conhecimentos acerca da história do Brasil e de Goiânia. Além disso, a iniciativa visou a valorização do Almirante Tamandaré, cujo nome foi dado ao bem imaterial goianiense e que será revitalizado pela Marinha Brasileira.
Almirante Tamandaré
Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré, foi um militar da Armada Imperial Brasileira, nascido em 1807, no Rio Grande do Sul, que atingiu o patamar de almirante. Virou herói nacional e Patrono da Marinha de Guerra do Brasil após participar da Guerra da Independência, Confederação do Equador, Guerra do Prata e Guerra do Paraguai. Além disso, participou dos fortes movimentos de repressão contra as Revoltas do Período Regencial: Cabanagem, Sabinada, Farroupilha, Balaiada e Praieira.
Katrine Fernandes é integrante do programa de estágio do Jornal O Hoje sob supervisão de Naiara Gonçalves.*