O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 23 de fevereiro de 2025
Saúde

SMS orienta população sobre prevenção de doenças em alagamentos

Em função do período chuvoso, os cuidados são essenciais para evitar males como a hepatite A, diarreia e leptospirose

Postado em 29 de outubro de 2018 por Fernanda Martins
SMS orienta população sobre prevenção de doenças em alagamentos
Em função do período chuvoso

89cc29b5e9af99471c423e9c187dc867

Da Redação

Com o período de intensificação das chuvas, cresce o risco de ocorrência de alagamentos, inundações e enchentes. Para evitar doenças que podem ser causadas por esses desastres naturais, a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) alerta sobre os cuidados que devem ser tomados com o consumo de água, alimentos e transmissão de enfermidades perigosas. 

Para ajudar a população a se manter protegida e informada a respeitos dos  riscos, a SMS criou uma cartilha sobre como agir em casos de chuvas e alagamentos. O material está disponível eletronicamente para download . “Essa é uma medida unificadora de orientação à saúde que criamos para todos moradores do município”, afirma o gerente de Doenças e Agravos Transmissíveis da Secretaria de Saúde de Goiânia, Leandro Nascimento. 

A cartilha possui um índice com os principais temas de orientação como: Kit para emergência, cuidados com a água para consumo humano, cuidados com alimentos, esclarecimento sobre doenças, prevenção de acidentes por animais peçonhentos, limpeza e desinfecção da caixa d’água, prevenção de doenças infecciosas respiratórias e tétano.

Segundo Leandro Nascimento, a principal medida de prevenção é evitar o contato direto com a água contaminada. “A população deve  evitar o  contato com a água de enxurrada. Em casos de emergência,  os pés e as mãos precisam estar protegidos, pois qualquer ferimento aberto pode facilitar a transmissão de doenças”, explica. 

As principais doenças que podem ser contraídas em decorrência da contaminação da água e dos alimentos são:  cólera, diarreia, febre tifoide, hepatite A, giardíase, amebíase, verminoses e leptospirose. “É preciso estar atento aos sintomas das doenças e, se houver algum indicio de contaminação, procurar uma unidade de saúde para a realização de exames laboratoriais”, destaca o gerente da SMS.

 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também