Convênio garante instalação de viveiro de mudas em Perolândia
As mudas serão usadas para a arborização, recomposição de áreas verdes e recuperação de áreas de preservação permanente no município
Da Redação
A Secretaria do Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima), assinou nesta quarta-feira (14) convênio com a Prefeitura de Perolândia para a implantação de um viveiro de mudas nativas do Cerrado.
As mudas serão usadas para a arborização, recomposição de áreas verdes e recuperação de áreas de preservação permanente no município, que fica no Sudoeste goiano. O viveiro terá capacidade para 100 mil mudas anuais.
Os recursos, no total de R$ 284.142,26, são do Fundo Estadual do Meio Ambiente (Fema). O convênio foi assinado pelo titular da Secima, Hwaskar Fagundes; pelo prefeito de Perolândia, Jhonatta Cortez da Silva; e pela gestora do Fema, Vera Lúcia Nascimento, na sede da Secima, no Palácio Pedro Ludovico, em Goiânia.
Nascentes
Na ocasião, o prefeito Jhonatta Cortez da Silva afirmou que está implementando a política ambiental em Perolândia. Para isso, estruturou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e pretende, com os recursos repassados pela Secima, montar um viveiro municipal. “Uma de minhas preocupações é a preservação das nascentes dos mananciais do município. Para isso precisamos de mudas de árvores para promover o replantio nessas áreas”, acrescentou.
De acordo com o secretário Hwaskar Fagundes, os recursos do Fundo Estadual do Meio Ambiente (Fema), que é um fundo de natureza especial, são destinados aos municípios que cada vez mais se interessam em efetuar investimentos no meio ambiente. “O Fema dispõe de recursos financeiros, basta o interessado apresentar projetos que se enquadrem nas exigências do Fundo”, destacou. O manual de operações do Fema está disponível no site da Secima.