O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 12 de dezembro de 2025
Acordos

Presidente da Alego mediou reunião entre José Eliton e Caiado

Objetivo da reunião foi melhorar relação entre os políticos, após abalos no processo de transição

Sheyla Sousapor Sheyla Sousa em 23 de novembro de 2018
Presidente da Alego mediou reunião entre José Eliton e Caiado
Objetivo da reunião foi melhorar relação entre os políticos

Encontro entre o governador eleito e o atual governador de Goiás foi organizada pelo presidente da Assembleia Legislativa, José Vitti

Venceslau Pimentel*

O presidente da Assembleia Legislativa, José Vitti (PSDB), informou ontem à tarde que mediou reunião entre o governador José Eliton (PSDB) e o governador eleito Ronaldo Caiado (DEM), com o propósito de distensionar a queda de braço que se instalou na equipe de transição. Um dos motivos se deve ao desencontro de informações prestadas pela equipe do governador sobre as contas públicas e o real déficit fiscal do Estado.

Segundo Vitti, o encontro foi importante para aparar arestas não apenas sobre a transição, como também de projetos de lei que Eliton enviou à Assembleia, que tratam da convalidação de incentivos fiscais e o que trata da remissão ou anistia dos créditos tributários correspondentes à utilização dos benefícios fiscais. As duas matérias têm provocado embates entre deputados governistas e da oposição.

“Eu vejo que existe muita boa vontade do governador José Eliton, de entregar melhor o Estado e, também, sinto que Ronaldo Caiado quer receber o Estado em melhores condições”, pontuou Vitti, em entrevista. “Mas quando se tem muita gente envolvida acaba chegando notícias truncadas para ambos”, disse, referindo-se às equipes de transição instituídas por Eliton e Caiado.

O presidente da Assembleia reafirmou que a reunião foi importante justamente “para distensionar os ânimos e facilitar o trâmite de matérias na Assembleia Legislativa que são de interesse do Executivo”.  Ele garantiu que a conversa foi produtiva. “Esse encontro foi bastante profícuo. Sei que agora nós temos condições de poder trabalhar aqui (Alego) com mais tranquilidade, para que a gente possa proporcionar ao governador que vai entregar o Estado, entregar melhor, e aquele que vai recebê-lo, receber em melhores condições”, observou.

Incentivos fiscais

Ontem à tarde, da tribuna, José Vitti repercutiu , da tribuna a declaração do governador eleito Ronaldo Caiado (DEM) de uma eventual revisão na política de incentivos fiscais, que pode gerar impacto de R$ 1 bilhão, a partir de 2019,

Caiado comentou o assunto em reunião, pela manhã, com empresários da Associação Pró-Desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás (Adial). No encontro, também teria sido cogitada a cobrança de alíquota de 15% das empresas dos programas Produzir e Fomentar e Produzir, cujo recurso seria destinado ao Programa Protege.

José Vitti pregou cautela em relação ao assunto, que vai muito além da geração de impostos e de empregos, pois, segundo ele, o benefício contempla as mais variadas áreas empresariais, sendo que grande parte delas é competitiva. Destacou como exemplo cadeias produtivas na área de alimentação, automobilística e de proteínas.

No entanto, ele disse reconhecer que um eventual corte não pode ser linear, mas observando que há peculiaridades em cada uma delas. “Tem empresa que recebe três incentivos, por isso é preciso tocar no assunto”, defendeu. Ele defendeu que seja avaliada a convalidação de incentivos fiscais, cujo projeto de lei, de iniciativa do governo estadual, está tramitando na Assembleia. O objetivo é a reinstituição dos benefícios fiscais ou financeiros do ICMS decorrentes das leis, decretos e da própria legislação complementar que foi criada no Estado.

Vitti afirmou que alguns Estados que são concorrentes diretos de Goiás, podendo deixar o Estado, diante da questão da convalidação, citando Brasília, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. “Quero dizer a todos, essa discussão não vai ser passada a toque de caixa, acho que está sendo muito bem dirigida pela Adial que representa as empresas que são incentivadas e também acho que nós vamos participar de maneira positiva”, disse. (*Especial para O Hoje) 

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também