O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 27 de dezembro de 2025
Mudanças

MP retira população LGBT das diretrizes dos Direitos Humanos

Medida foi assinada pelo presidente eleito, Jair Bolsonaro, nesta terça (1)

Guilherme Araújopor Guilherme Araújo em 2 de janeiro de 2019
MP retira população LGBT das diretrizes dos Direitos Humanos
Medida foi assinada pelo presidente eleito

Imagem Reprodução EBC

Da Redação 

Nesta terça-feira (1º/01) foi assinada pelo Presidente Jair Bolsonaro a Medida Provisória (MP) de nº 870/19, que retira a população LGBT da lista de políticas e diretrizes destinadas à promoção dos Direitos Humanos. Na MP, está explicito as mudanças na estrutura dos ministérios, incluindo o novo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, comandado pela pastora Damares Alves. 

Entre as políticas e diretrizes destinadas à promoção dos direitos humanos estão incluídos explicitamente as “mulheres, crianças e adolescente, juventude, idoso, pessoa com deficiência, população negra, minorias étnicas e sociais e Índio”. As pessoas LGBT, que antes eram citadas nas estruturas da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, foram excluídas. No site do Ministério dos Direitos Humanos do governo de Michel Temer, por exemplo, a pauta ‘LGBT’ aparece como uma das ‘áreas de atuação’.

Caso a pauta LGBT possua alguma estrutura de gestão ou seja trabalhada pela gestão nacional, estará provavelmente sob a tutela das seguintes secretarias: Secretaria Nacional de Proteção Global e Secretaria Nacional da Família. O Conselho Nacional de Combate a Discriminação continua, mas de acordo com o decreto tem a função de formular e propor diretrizes de ação governamental. A execução de ações para a população LGBT depende de pastas especificas que ainda não foram detalhadas.

 

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também