O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025
PublicidadePublicidade
Compromisso

Prefeitura Municipal de Anápolis recebe mais duas ambulâncias do Samu

Novas viaturas são mais modernas e chegam para substituir as antigas que, agora, vão compor a reserva técnica

Postado em 15 de janeiro de 2019 por Sheyla Sousa
Greve na Educação prejudica alunos de 177 escolas no Estado
Pelas contas do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Goiás (Sintego)

O Serviço de Atendimento Móvel (Samu) de Anápolis, recebeu mais duas ambulâncias e aguarda outra para os próximos meses, finalizando a substituição da frota da unidade, que agora segue para outro patamar: o de ampliação. “Conseguimos, em dezembro, a renovação da qualificação no Ministério da Saúde, estamos com veículos novos e nosso projeto de ampliação já foi aprovado e publicado no Diário Oficial da União”, comemora o secretário municipal der Saúde, Lucas Leite.

As novas viaturas são mais modernas e chegam para substituir as antigas que, agora, vão compor a reserva técnica, um ganho da atual gestão que garante a funcionalidade integral do atendimento do Samu. As ambulâncias antigas também vão realizar o transporte sanitário e, após autorização do Ministério da Saúde, poderão servir à remoção de pacientes que não sejam de casos de alta complexidade.

O diretor médico do Samu, Alex Costa, ressalta que a renovação da frota mostra o trabalho sério que é feito em Anápolis. “É uma prova de que estamos no caminho certo”, frisa. Ele lembra que, no mês passado, a unidade conseguiu a renovação de qualificação do Ministério da Saúde, ou seja, além da garantia do pleno funcionamento, significa a autorização da transferência de recursos para custeio e também a sinalização da vinda de mais verbas federais. Isso, no momento em que muitas cidades brasileiras não conseguiram renovar essa habilitação.

Ampliação

A renovação da frota é um pré-requisito para outra novidade que é a ampliação do Samu de Anápolis. O projeto, já aprovado pelo Ministério da Saúde e publicado no Diário Oficial da União, destina, no primeiro lote, mais uma ambulância para Pirenópolis e a criação de uma base descentralizada em Corumbá, com duas unidades – uma de suporte básico e outra avançada. É importante ressaltar que estes municípios integram a Central de Regulação do Samu de Anápolis, que ainda atende Alexânia, Abadiânia, Campo Limpo, Gameleira, Goianápolis, Terezópolis de Goiás, Cocalzinho, Padre Bernardo e Mimoso de Goiás, totalizando cerca de 490 mil habitantes.

E a ampliação não vai contemplar somente as bases descentralizadas. No projeto aprovado consta ainda mais duas ambulâncias que integram o segundo lote. Assim, Anápolis passará a ter oito ambulâncias, além daquelas destinadas às bases descentralizadas e das duas motolâncias, garantindo mais agilidade e eficiência no atendimento às urgências e emergências.

 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também