Cinco produções brasileiras são selecionadas no Festival Internacional de Berlim
País também marca presença no programa Berlinale Talents, com 14 realizadores brasileiros na plataforma
Um dos mais importantes festivais do mundo, o Festival Internacional de Berlim anunciou os selecionados para sua 69º edição. Ao todo, cinco produções brasileiras serão exibidas no festival.
Na disputa pelo Urso de Ouro está o curta Rise, de Bárbara Wagner e Benjamin de Burca, uma coprodução Brasil, Canadá e Estados Unidos. O longa Marighella, estreia na direção de Wagner Moura, também será exibido na mostra principal, mas fora de competição. O longa Greta de Armando Praça, e o documentário Estou me guardando para quando o Carnaval chegar, de Marcelo Gomes, estão na Mostra Panorama; Espero tua (re) volta, de Eliza Campai, está na Mostra Geração 14 plus, focada em conflitos de crianças e adolescentes.
Além das mostras, o Brasil marca presença no Co-Prodution Market com o projeto Rule 34, e na Talent Project Market, com os projetos Três Irmãos e Livramento.
O Berlinale Talents, programa de residência do Festival de Berlim destinado ao aprimoramento de jovens talentos internacionais de audiovisual, terá este ano a participação de 14 realizadores brasileiros nas oficinas, palestras, workshops, seminários e conferências oferecidos pelo programa. Entre os 250 realizadores selecionados, os brasileiros são: Alois Di Leo (Caminho dos Gigantes); Ana Alice de Morais (Esse Amor que nos Consome); Clarissa Guarilha (Tão Longe é Aqui); Barbara Colen (Aquarius); Ricardo Martensen (Cine São Paulo); Manuela Falcão (Tinta Bruta); Luiz Lepchack (Com Todo Amor que Disponho); Julia Alves ( Los Territorios); Will Domingos (Sr. Raposo); Aline Belfort ( Antônio Um Dois Três); Fernanda Pessoa ( Histórias Que Nosso Cinema Não Contava); Wilssa Esser (Temporada); Victor Guimarães (Crítico de Cinema) e Talita Arruda (Distribuidora).
O Festival Internacional de Berlim acontece na capital alemã entre 7 e 17 de fevereiro, e o Berlinale Talents entre 9 e 14 de fevereiro.
Urso de Ouro
Rise, da brasiliense Bárbara Wagner e do alemão Benjamin de Burca, estará entre os 24 trabalhos de 17 países que concorrerão pelo ‘Urso de Ouro’. O curta acompanha uma comunidade de jovens artistas, músicos e poetas em um ato de autoempoderamento através de música e poesia na periferia de Toronto, no Canadá.
Também concorrerão curtas-metragens procedentes de Argentina, Chile, Espanha, Estados Unidos, Sudão, Bósnia, Hungria, Áustria, França, Vietnã, Kosovo, França, Portugal, Índia, Canadá e China. Segundo comunicado dos organizadores, os filmes “abordam diversas dimensões do poder, a visibilidade e o conhecimento como elementos integrais do estudo da questão da participação”.
O júri internacional de curtas será formado pelo americano Jeffrey Bowers, curador do Vimeo; a croata Vanja Kaludjercic, diretora de compras do MUBI, e Koyo Kouoh, diretora artística e fundadora do centro de arte RAW Material Company do Senegal. (Ancine)