O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Política

Empresa do ramo de gás natural pretende se instalar em solos goianos

Em reunião com senador Wilder Morais, empresa carioca pretende se instalar no estado e disputar o mercado

Sheyla Sousapor Sheyla Sousa em 16 de janeiro de 2019
Empresa do ramo de gás natural pretende se instalar em solos goianos
Em reunião com senador Wilder Morais

782d128c0c53b34c686295bc8da5d4e1

Raphael Bezerra*

Uma empresa do ramo de gás natural pretende se instalar em solos goianos. Grupo de empresários visitaram ontem (15) o senador e futuro secretário de Indústria, Comércio e Truísmo em Goiás, Wilder Morais (Democratas) e consolidou o interesse em investir no estado e montar empresas em Goiás. A divulgação aconteceu após reuniões com o senador e avaliação, por parte dos empresários, do mercado goiano. Sinalização mostra que novo desenho dos incentivos fiscais não atrapalharam investimento de empresas no estado. O futuro secretário tem realizado diversas reuniões com o ramo empresarial.

O anúncio foi feito durante visita de um grupo de empresários do setor de mineração ao senador Wilder Morais, futuro secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Goiás. A comitiva tinha como objetivo levar votos de boas-vindas ao senador e desejar êxito na futura gestão à frente da Pasta de Governo, ao mesmo tempo em que deixaram registradas intenções de investimentos industriais e até propostas de instalação de empresas em território goiano.

“A nossa ideia é liquefazer este gás natural, trazê-lo para o Estado e fornecer para as grandes indústrias daqui, junto com a Goiás Gás, reduzindo o custo, reduzindo, também, a emissão de carbono, que é uma bandeira defendida pelas multinacionais hoje”, declarou o empresário, preferindo manter o anonimato nesse início de negociação.

Depois de avaliar a importância de Goiás para o mercado de combustíveis, o empresário lembrou o fato de que o Estado, por estar localizado longe da costa litorânea e dos portos produtivos do gás natural, apresenta condições de viabilidade na industrialização do produto. 

Segundo a análise, o Estado de Goiás dispõe de grandes possibilidades de mercado, para consumo de combustíveis pelas empresas mineradoras e isso justifica investimento em projeto de grande volume.  “Entendo que Goiás deve estar entre os três maiores do Brasil hoje, fora das regiões que já tem gasoduto. Então é uma região muito grande e muito importante, onde poderemos desenvolver não só a indústria, mas difundir uso veicular, comercial e até residencial do gás natural no Estado”, disse ele ao senador Wilder Morais.

O senador Wilder, desde que aceitou o convite do governador Ronaldo Caiado para assumir a futura pasta, vem se reunindo com todo segmento industrial do Estado. A secretaria de Indústria, Comércio e Turismo será criada com a reforma administrativa do novo governo, mas o senador vem aproveitando para se inteirar sobre as demandas de todos os setores da economia.

“A mineração é um dos pilares da nossa economia, e o Governo do Estado reconhece sua relevância para o desenvolvimento econômico do Estado e valoriza também a força que vem das parcerias com as grandes mineradoras e demais empresas instaladas em território goiano”, disse ele ao dar as boas vindas ao grupo de empresários.

Incentivos e novas empresas

Mesmo com a possibilidade de o estado de Goiás aderir a um Regime de Recuperação Fiscal nos próximos dias, diversas empresas tem se mostrado interessadas em se instalarem em solos goianos. Além de uma localização estratégia que facilita a distribuição dos produtos produzidos no estado, Goiás conta também com a maior quantidade de incentivos fiscais do país. Esse chamariz tem sido um grande atrativo para as empresas brasileiras e internacionais que pretendem se instalar no estado. 

O senador Wilder Morais e futuro secretário da pasta da Indústria e Comércio tem sido importante interlocutor no aproveitamento de empresas de diversos ramos. No começo da semana, por exemplo, o senador se reuniu com empresários do ramo de processamento de grãos. As empresas que irão se instalar no estado se reuniu com o futuro secretário onde discutiram medidas importantes para o escoamento e produção. “Nós vamos ouvir todos os setores produtivos de Goiás”, afirmou Wilder em uma das reuniões. “Precisamos saber como é o processo produtivo de todos os setores que estão instalados no nosso Estado para podermos buscar meios de desenvolver não só um segmento, mas todos os segmentos que geram emprego e renda aos cidadãos goianos”, completa

O senador tem se reunido com diversos empresários do ramo produtivo de todo o Brasil para apresentar o estado e conhecer a cadeia produtiva de cada negócio. Ele afirmou, na semana passada, que pelo menos 10 empresas já haviam sinalizado intenção de se instalarem no estado e que negociações serão feitas a partir dessa sinalização. O senador, que também é empresário, garante que Goiás tem uma gama de motivos para atrair e consagrar investimentos. “Goiás está no centro do país, o que significa bom posicionamento geográfico do ponto de vista logístico. Nós sempre fomos agressivos em benefícios fiscais e vamos continuar sendo. E, com certeza, não vamos perder para nenhum estado brasileiro”, garante Wilder

Uma das primeiras medidas do novo governador, Ronaldo Caiado (Democratas), foi readequar a quantidade de incentivos fiscais fornecidos pelo estado. Um relatório do Tribunal de Contas recomendou que o estado reduzisse em mais de 10% a quantidade de incentivos fiscais. (* Especial para O Hoje) 

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também