O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 27 de dezembro de 2025
Desastre

Bombeiros de Goiás são enviados para auxiliar nas buscas, em Brumadinho

A equipe do Tenente do Corpo de Bombeiros de Goiás, Thiago Wening, viajou por 12 horas para chegar ao local

Sheyla Sousapor Sheyla Sousa em 28 de janeiro de 2019
Bombeiros de Goiás são enviados para auxiliar nas buscas
A equipe do Tenente do Corpo de Bombeiros de Goiás

035470d9b99ded286722c2eec87e694b

O rompimento da barragem em Brumadinho (MG) já é considerado pelo corpo de Bombeiros de Goiás o maior acidente envolvendo barragem em todo o país, que perde apenas para a barragem que se rompeu em Mariana, há três anos. Até o fechamento desta reportagem foram contabilizados 37 mortos. 287 pessoas ainda estão desaparecidas. A equipe do Tenente do Corpo de Bombeiros de Goiás, Thiago Wening, composta por seis goianos e seis cães viajou por 12 horas para chegar ao local das buscas e trabalha para localizar as vítimas vivas e mortas no desastre. 

De acordo com o Tenente Thiago, às 05 horas uma sirene avisou todos os agentes de buscas que cessassem os trabalhos, porque havia o risco de um novo rompimento de barragem.  Às 15 horas os bombeiros tiveram a autorização para retomar as buscas e por volta das 17 horas a equipe goiana se dirigia novamente para onde estavam concentrados os trabalhos para localizar as vítimas.  A previsão para a equipe goiana permanecer em Brumadinho, de acordo com o Tenente, é enquanto os governos de Goiás e Minas Gerais e o Corpo de Bombeiros de Minas acharem necessário.

“Goiás tem uma equipe preparada e capacitada para ajudar vítimas de uma catástrofe como a de Brumadinho. Toda essa experiência vai nos preparar ainda m ais para outros acidentes que possam acontecer no nosso Estado. Estamos preparados e nos preparando ainda mais para outras possíveis ocorrências envolvendo desastres naturais em todo o Brasil. A gente tem a empatia pelas famílias que choram pela dor da perca dos familiares e transformamos essas dores em força para que possamos trabalhar com mais garra e mais amor por essas pessoas que agora sofrem”, disse Thiago. 

Em entrevista a um portal de notícias online, o comandante do Corpo de Bombeiros de Goiás, coronel Dewslon Adelino Mateus, informou que a equipe se deslocar para Minhas Gerais e trabalhar nas buscas aos desaparecidos não atrapalha os trabalhos que são prestados em Goiás. 

Estima-se que 24 mil pessoas foram afetadas direta ou indiretamente com o rompimento da barragem em Brumadinho. O Tenente-coronel Pedro Aihara reforçou a evacuação imediata de pessoas que estão nas imediações de alguns pontos do município, entre eles a Igreja Matriz, Morro do Querosene e a delegacia de polícia. “As pessoas devem abandonar as suas casas e devem se dirigir aos pontos de encontro”, afirmou.  

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também