Ronaldo Caiado recebe embaixador da Espanha para mostrar as potencialidades de Goiás, estreitar laço
Nós pretendemos, num futuro próximo, assinar um memorando para não ficarmos só na teoria, mas para trabalharmos junto com o Estado de Goiás”, disse o embaixador da Espanha, Fernando Garcia, durante encontro com o governador no Palácio das Esmeraldas
Da Redação
O governador Ronaldo Caiado segue firme na política externa de divulgação das potencialidades de Goiás para o mundo ao receber o embaixador da Espanha, Fernando Garcia, em seu gabinete, na manhã desta terça-feira (29), acompanhado do Adido de Agricultura, Lúcio Carbajo, e do secretário-chefe de Assuntos Internacionais do Governo do Estado, Giordano de Souza. Esta é a primeira visita oficial que o embaixador faz a Goiás.
A pauta central do encontro foi a ampliação das transações comerciais entre os europeus e o Estado de Goiás. “Nós estivemos, ontem, visitando fazendas, fazendas de excelência nos âmbitos agrícola e pecuário porque pretendemos ampliar o intercâmbio entre Goiás e a Espanha para, num futuro próximo, assinarmos um memorando e não ficarmos só na teoria, mas trabalharmos junto com o Estado de Goiás”, frisou o embaixador da Espanha.
Fernando Garcia informou que a balança comercial Goiás-Espanha é favorável ao Estado de Goiás, “cinco vezes maior”, e que seu país tem “muito potencial não só no setor econômico, mas também de infraestrutura, cultura e educação”.
Relação Goiás – Espanha
Os números da relação comercial entre o estado de Goiás e a Espanha evidenciam a tendência de novos negócios que beneficiem o Estado e fortaleçam as relações institucionais. Só em 2018, Goiás exportou um total superior a 260 milhões de dólares. A extração mineral (195 milhões de dólares), o complexo de soja (44 milhões de dólares) e o complexo de milho (11 milhões de dólares), foram os principais responsáveis pelo saldo positivo.
Já o Estado importou mais de 45 milhões de dólares em produtos da Espanha, com destaque para os insumos da indústria farmacêutica, responsável por 17 milhões de dólares de transações, e os adubos e fertilizantes, que registraram valor superior a 13 milhões de dólares negociados.