O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 22 de janeiro de 2025
PublicidadePublicidade
operação Gran Família

Operação combate fraude fiscal e lavagem de dinheiro na venda de grãos em Goiás e outros estados

De acordo com o Ministério Público, o grupo vendia mercadoria produzida em cidades goianas usando empresas de fachada desses estados para burlar fiscalização tributária

Postado em 26 de fevereiro de 2019 por Jefferson Pereira dos Santos
Operação combate fraude fiscal e lavagem de dinheiro na venda de grãos em Goiás e outros estados
De acordo com o Ministério Público

Da Redação


O Ministério Público Estadual em conjunto com a Polícia Civil de Goiás realizam, na manhã desta terça-feira (26), uma operação que busca combater fraudes fiscais e lavagem de dinheiro na comercialização de grãos. 

No total são cumpridos 13 mandados de prisão e 17 de busca e apreensão em três cidades goianas e nos estados de Mato Grosso e São Paulo.

A Justiça determinou o o bloqueio de R$ 35 milhões dos investigados, que, segundo o MP, são da mesma família.

A operação, denominada Gran Família, cumpriu cinco mandados de prisão em Rio Verde, quatro em Cristalina, um em Senador Canedo, dois no Mato Grosso e um em São Paulo.

Segundo as investigações, o grupo usava empresas de fachada em outros estados para comercializar grãos produzidos em Goiás. Com isso, eles burlavam a fiscalização tributária.

Ainda de acordo com o Ministério Público, a mercadoria produzida no estado era adquirida por membros da organização criminosa sem nota fiscal do produtor e era enviada para os outros estados com notas fiscais das empresas de fachada. Isso gerava uma concorrência desleal, afirma o órgão.

Uma das empresas de fachada, conforme a investigação, movimentou mais de R$ 100 milhões em um ano. O valor era enviado para os produtores goianos e membros da organização criminosa. 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também