Iris reduz imposto para empresas de eventos
Prefeito disse que eventos movimentam a economia local, aquecem o comércio, a rede hoteleira, geram empregos e diversão
Venceslau Pimentel*
Empresas que promovem eventos em Goiânia pagarão terão a carga tributária reduzida, por decisão do prefeito Iris Rezende (MDB), que enviou à Câmara Municipal projeto de lei que reduz de 5% para 2% o Imposto Sobre Serviços (ISS).
A medida contempla, por exemplo empresa Villa Mix, que promove na capital o maior festival de música sertaneja do país. No ato de assinatura do projeto, o prefeito assinou contrato com os representantes do Villa Mix, por mais cinco anos.
Iris disse que eventos dessa monta movimentam a economia local, aquecem o comércio, a rede hoteleira, geram empregos e disponibilizam diversão ao goianiense e aos turistas. Salientou que nos últimos anos, Goiânia ganhou grandes espaços no cenário cultural do Brasil. “Aqui ocorrem diversos eventos e estamos sensíveis para que eles continuem aqui”, frisou o prefeito ao lembrar do Villa Mix, Bananada, Vaca Amarela, Goiânia Noise”.
Por sua vez, o secretário de Finanças, Alessandro Melo, disse que para a prefeitura discutiu o assunto com muita responsabilidade com os produtores de eventos em Goiânia e que essa redução do ISS é ideal para todos os envolvidos. “A cidade ganha porque a empresa se responsabiliza em continuar na Capital e administração municipal adequa os tributos de forma justa”, disse, acrescentando que atitude do prefeito Iris Rezende fortalece a realização de eventos em Goiânia.
A assinatura do documento que prevê emenda ao Código Tributário foi realizada no sexto anda do Paço Municipal. A proposta será enviada para apreciação da Câmara Municipal.
Jogos educacionais
Também ontem, o prefeito abriu a 27ª edição dos Jogos Educacionais, no ginásio de Esportes do Clube Sesc Faiçalville. A cerimônia de abertura contou com a intensa participação de cerca de 1,4 mil alunos das instituições de ensino da Capital, além de professores, diretores e servidores administrativos da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME).
Reunidos nas arquibancadas do ginásio, os educandos puderam assistir a apresentações culturais, musicais, caninas e futebolísticas. Na recepção ao público, os mascotes de Atlético, Goiânia e Goiás fizeram a alegria da criançada. A parte musical ficou por conta da banda da Guarda Civil Metropolitana, que entoou marchinhas de Carnaval e sucessos da música sertaneja goiana. Após a entrada das bandeiras e das delegações de cada instituição, o Circo Lahetô apresentou número de capoeira nas pernas de pau e a equipe do Batalhão de Choque apresentou a cadela Joli, especialista em encontrar entorpecentes, às crianças, que ficaram encantadas com a presença do animal. (* Especial para O Hoje)