Bastidores: base e oposição repercutem operação da PF contra Eliton
Operação Decantação, da Polícia Federal, investiga supostos desvios de recursos públicos da Saneamento de Goiás (Saneago)
Operação desta quinta-feira apreendeu seis armas e R$ 800 mil em dinheiro
Rubens Salomão
Deputados estaduais e federais da base do governador Ronaldo Caiado (DEM) e os que faziam oposição durante a hegemonia tucana em Goiás receberam com fogos e confete o cumprimento pela Polícia Federal, na manhã desta quinta-feira (28), de mandados de busca e apreensão em endereços do ex-governador José Eliton (PSDB).
A avaliação é de que ações contra o ex-vice eram esperadas, já que, desde a posse em 7 de abril de 2018, Eliton não teria tomado nenhuma medida para encerrar esquemas armados e consolidados na gestão de Marconi Perillo (PSDB). Muito pelo contrário, tanto que o próprio chefe de gabinete de Eliton é indicado pela PF como um dos operadores das fraudes na Saneago.
Por outro lado, tucanos ficaram surpresos com a segunda estapa da Operação Decantação, principalmente por apontar crimes na Saneago. Entendem que Eliton não teria envolvimento, já que, durante todo o período à frente do Palácio das Esmeraldas, não conseguiu tirar Jalles Fontoura da estatal.
As versões serão apuradas e decantadas junto com as investigações da PF. A ver.