Companhias aéreas vão iniciar ação contra bagagens de mão fora do padrão
A fiscalização começará no dia 10 de abril
Da Redação
A partir do próximo dia 10 de abril, as principais companhias aéreas nacionais, em ação conjunta e coordenada pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), irão começar uma fiscalização mais severa contra o embarque de bagagens fora das especificações regulamentares.
O objetivo desta ação é reduzir as bagagens que forem despachadas no portão de embarquem, bagagens estas que não atendem os padrões regulamentares.Caso o passageiro seja identificado com os pertences fora dos padrões, a companhia irá orientá-lo a retornar ao check-in para o fazer o despacho da bagagem. Ele será cobrado pelo serviço, exceto em casos em que a tarifa de despacho for gratuita.
A justificativa para tal ação se deu devido ao aumento de malas e volumes de mão após começarem as cobranças de despacho de bagagem. O espaço dos compartimentos dentro das aeronaves é pequeno e limitado, esse aumento ocasionou grandes problemas operacionais para as empresas, o que em alguns casos, acaba atrasando a decolagem do avião.
Funcionamento
A ABEAR contratará uma empresa terceirizada que ficará responsável por fazer o filtros das bagagens pela dimensão e pela quantidade dos volumes permitidos por cada companhia, tudo isso antes da leitura do cartão no momento do embarque.
Será feito de antemão a verificação do peso das bagagens. Na verificação o funcionário utilizará um gabarito para checar as medidas da bagagem, caso ela esteja dentro das medidas padrões, o passageiro seguirá para o raio-x. Caso o passageiro esteja com mais de um tem de mão, ou se estiver fora das medidas padrões, ele será direcionado ao check-in para que seja feito o despacho. O passageiro deve se atentar a essas novas regras e padrões e principalmente aos custos, uma vez que o valor da bagagem cobrado no aeroporto custa até duas vezes mais que o pagamento antecipado.
Cada passageiro poderá levar uma mala pequena com até 10 kg, com no máximo 55 cm de altura, 35 cm de largura e 25cm de profundidade.
Cronograma de implantação
A primeira fase, de advertência e orientação, começará no dia 10 de abril. Serão envolvidos 15 aeroportos, veja:
Início 10/4: Curitiba, Campinas, Brasília e Natal.
Início 17/4: Belo Horizonte, Recife, Fortaleza, Salvador e Belém.
Início 24/4: Congonhas, Guarulhos, Galeão, Santos Dumont, Porto Alegre e Goiânia.
Em nota, a ABEAR informou o seguinte (confira na íntegra):
“A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) informa que as empresas estão antecipando o controle das bagagens de mão com o objetivo de diminuir a quantidade de bagagens com medidas irregulares, ou seja, além das medidas permitidas, que chegam até o portão de embarque. Essa é uma operação absolutamente normal, com objetivo de agilizar o embarque. A iniciativa é importante porque houve um aumento no volume de bagagens de mão nas aeronaves desde a implementação da Resolução 400 da ANAC, a partir de março de 2017, quando teve início a criação das tarifas sem despacho de bagagem.
A ABEAR informa também que a campanha conta com um período de orientação aos passageiros, sem cobrar pelo despacho de bagagens de mão nitidamente fora do padrão, durante as duas primeiras semanas da ação em cada aeroporto. Só após este período é que o passageiro será orientado a voltar à área do check in.”