Governo Federal investe R$ 19 milhões em obra de canalização de córrego
Para o Ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, a construção irá evitar catástrofes naturais e otimizar o trânsito na região
Eduardo Marques
Durante vistoria em obra de canalização do Córrego Pirapitinga, em Catalão, a cerca de 260 km de Goiânia, o Ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, afirmou na manhã desta segunda-feira (15), em entrevista à imprensa, que o Governo Federal investiu cerca de R$ 19,6 milhões na construção do canal.
“Esse dinheiro foi muito bem utilizado pelo prefeito da cidade, Adib Elias, e o governador do estado, Ronaldo Caiado, que ambos se dispuseram para honrar obra tão valiosa ao município”, disse.
Para ele, a construção do canal evita catástrofes naturais. “A partir desta obra, as cheias não impactarão a população. A natureza não controlamos, mas temos condições de minimizar os efeitos. Que esse ribeirão possa ser apenas motivo de orgulho aos moradores”.
Na oportunidade, o ministro anunciou que a União tem mais previsões de investimentos ao canal. Segundo Canuto, há uma demanda de um aditivo para aumentar a largura dele embaixo de uma ponte no bairro Margon. “Parcerias que trazem benefícios a população, sempre são bem-vindas”, garantiu.
Além dos investimentos de canalização do Córrego Pirapitinga, Gustavo sinalizou que o Governo Federal tem projetos habitacionais para a população catalana. “Estamos com um processo muito intenso com o Ministério da Economia para conseguir recursos a fim de construir casas populares”, afirmou.
O governador Ronaldo Caiado (DEM) reforçou que a obra é importante para minimizar os efeitos de enchentes e otimizar o fluxo de trânsito na região. “Temos que agradecer ao ministro Canuto que atende o estado de maneira especial e compreende o momento que estamos passando”, ressaltou ao dizer as parcerias que o mesmo atendeu em outras demandas de insfraestrutura.
O prefeito de Catalão, Adib Elias, agradeceu o Governo Federal em atender os anseios da população e enalteceu que essa obra é um desejo antigo dos catalanos. “Há mais de 50 anos eu escuto a clamor da população pedindo pela canalização pelo Córrego Pirapitinga e hoje estamos mostrando uma obra verdadeiramente bem feita, onde o dinheiro público é bem empregado”, salientou.
Obra
Ela foi iniciada no dia 16 de abril deste ano e a previsão para ser concluída é de 12 a 16 meses. Com o objetivo de diminuir esse prazo, dois turnos de trabalho poderão ser realizados. “A obra [deverá ser finalizada] mais ou menos em um ano e quatro meses, mas nós estudamos hoje com a empresa, provavelmente nós vamos colocar dois turnos, de 06h00 às 14h00 e das 14h00 às 22h00, vamos trabalhar inclusive à noite para ver se a gente consegue fazer em menor tempo” afirmou o prefeito.