O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 23 de dezembro de 2024
GoiâniaPrev

Prefeito Iris Rezende lança o 1º Censo de Previdenciário de Goiânia

Pela primeira vez na história da Capital, os servidores ativos e inativos terão a oportunidade de atualizar seus dados e acessar serviços públicos com mais agilidade. Recadastramento segue até dia 29 de agosto

Postado em 25 de abril de 2019 por Jefferson Pereira dos Santos
Prefeito Iris Rezende lança o 1º Censo de Previdenciário de Goiânia
Pela primeira vez na história da Capital

Da Redação

O prefeito Iris Rezende realizou o lançamento do 1º Censo de Recadastramento Previdenciário de Goiânia nesta quarta-feira (24). Promovida pela Prefeitura de Goiânia e o Instituto de Previdência Social dos Servidores do Município (GoiâniaPrev), a ação é inédita e vai beneficiar 38.881 servidores ativos e inativos vinculados à administração municipal.

Iris Rezende afirma que a Prefeitura de Goiânia organizou as finanças e garantiu, pela primeira vez na história da cidade, a realização do censo, evidenciando que a Capital é exemplo para todo o País. A iniciativa concede aos servidores públicos (ativos e inativos) a oportunidade de acessar seus dados organizados e digitalizados em um novo sistema de tecnologia. “Essas informações vão abastecer toda a administração pública e vamos ter mais segurança nas análises e também poderemos prestar os serviços com mais celeridade”.

Para facilitar o acesso do funcionalismo, os atendimentos foram agendados antecipadamente. O servidor deve entrar no site da Prefeitura de Goiânia (www.goiania.go.gov.br) e conferir data, local e horário de seu recadastramento. A lista de documentos também está disponível na internet. O Censo Previdenciário será realizado pelo período de quatro meses e se encerrará no dia 29 de agosto.

Para recadastrar os servidores, a Prefeitura instalou três postos de atendimentos, que estão no Paço Municipal, no Parque Lozandes; no GoiâniaPrev, na avenida B, no Setor Oeste e no Instituto Municipal de Assistência Social (Imas), na avenida Paranaíba, no Centro.

O Censo de Recadastramento integra o processo de Modernização da Previdência Social de Goiânia, que foi iniciado pela administração municipal em 2017 e permitiu o pagamento da dívida histórica da cidade com os aposentados, a atualização da legislação previdenciária e também a implantação de novos sistemas de gestão e de tecnologia. O presidente do GoiâniaPrev, Paulo Henrique Rodrigues Silva, afirma que a participação no Censo de Recadastramento Previdenciário é obrigatória para todo o funcionalismo municipal.

A coleta de dados do censo se inicia nesta quarta-feira, 24, e está dividida em três categorias; cadastral, funcional e financeiro. O Censo Cadastral vai atualizar os dados pessoais dos servidores, o Censo Funcional tem foco na atualização do histórico funcional, como cargo ocupado, data de admissão, vínculos anteriores e benefícios concedidos. Já o Censo Financeiro envolve a atualização da base remuneratória de contribuição dos servidores.

Paulo Henrique explica que uma base de dados atualizada e consistente possibilita maior eficiência na realização da Avaliação Previdenciária Atuarial, que define a política previdenciária nos Estados e municípios. Ele diz que, com base nestas informações, será possível estimar quando o segurado vai adquirir direito para aposentar, probabilidades em relação às pensões por morte, previsão do cálculo de compensação previdenciária com o INSS, entre outros.

Atendimento social

O GoiâniaPrev vai oferecer atendimento social aos servidores aposentadores e pensionistas com dificuldades de locomoção e em tratamento de saúde durante o 1º Censo de Recadastramento Previdenciário. Para este público, haverá equipe móvel especial para a coleta dos dados em domicílios ou em unidades de saúde.

Durante o período de realização do Censo, os servidores que necessitarem do atendimento especial devem entrar em contato com a equipe do GoiâniaPrev para efetuar a solicitação. O presidente do GoiâniaPrev, Paulo Henrique Rodrigues Silva, explica que o novo serviço foi incluído no projeto do recadastramento justamente para facilitar o acesso para todos os servidores. “O prefeito Iris Rezende sabe da importância deste recadastramento histórico para todos os servidores e nos pediu sensibilidade para atender da melhor forma possível o funcionalismo municipal. Em nosso trabalho temos o cuidado de reduzir ao máximo as exclusões e ampliar o diálogo e o acesso de nossos servidores”. 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também