O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
EDUCAÇÃO

“Não somos responsáveis pelo contingenciamento atual”, afirma Weintraub

Ministro declarou ainda que a educação brasileira apresentou uma “involução” nos últimos anos

Leandro de Castro Oliveirapor Leandro de Castro Oliveira em 15 de maio de 2019
“Não somos responsáveis pelo contingenciamento atual”
Ministro declarou ainda que a educação brasileira apresentou uma “involução” nos últimos anos

b92af5eb16d428593d288ab74b1af91f

Foto: Divulgação

Da Redação

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, afirmou nesta quarta-feira (15), em sessão plenária da Câmara dos Deputados, que o Governo Federal não é responsável pelos cortes na educação. Em seu discurso, ele disse que a prioridade de sua pasta é o ensino básico, fundamental e técnico, declarando que o sistema educacional brasileiro regrediu no País.

Weintraub ressaltou que a educação apresentou uma “involução” nos últimos anos, declaração que causou manifestações de deputados da base governista e da bancada de oposição. “Não somos responsáveis pelo contingenciamento atual”, disse, atribuindo a culpa ao Governo Dilma Rousseff, que tinha Michel Temer como vice. “Este governo, que tem quatro meses, não é responsável pela situação. Nós não votamos neles. Não somos responsáveis pelo desastre da educação brasileira. O sonho das pessoas é colocar os filhos na educação privada, não na pública”, afirmou.

A sessão foi convocada para o mesmo dia em que foram realizadas manifestações contra o bloqueio de verbas anunciado pelo Ministério da Educação (MEC). Houveram atos de protesto em pelo menos 149 cidades de todos os estados e no Distrito Federal. Universidades e escolas também realizaram paralisações após convocação de entidades ligadas a sindicatos, movimentos sociais estudantis e partidos políticos.

 

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também