O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

terça-feira, 24 de dezembro de 2024
ACIDENTE

Avião que transportava Gabriel Diniz estava irregular e não possuía autorização para taxi aéreo

Com capacidade para quatro pessoas e fabricado em 1974, o Piper PA 28-180 está cadastrado como “Privada – Instrução” na Agência Nacional de Aviação Civil,

Postado em 27 de maio de 2019 por Leandro de Castro Oliveira
Avião de pequeno porte cai na Serra da Cantareira em SP
Aeronave teria saído de Jundiaí

Foto: Divulgação

Da Redação

A aeronave Piper Cherokee PT-KLO, que caiu nesta segunda-feira (27) em Sergipe e que transportava o cantor Gabriel Diniz, só tinha autorização para fazer voos de treinamento e, portanto, não eram permitidos voos privados ou táxi aéreo. A aeronave havia deixado Salvador e sobrevoava um povoado em Estância, no estado de Sergipe, quando acidentou.

Com capacidade para quatro pessoas e fabricado em 1974, o Piper PA 28-180 está cadastrado como “Privada – Instrução” na Agência Nacional de Aviação Civil, categoria na qual estão aviões usados para “instrução, adestramento de voo por aeroclubes, clubes ou escolas de aviação civil”, segundo o Regulamento Brasileiro de Aviação Civil.

A aeronave pertence ao Aeroclube de Alagoas e consta como situação “penhorada” nos registros da Anac. Caso seja confirmado o voo em táxi aéreo clandestino, o piloto e o operador da aeronave poderão ser multados e cassados, segundo a Anac. A agência encaminha ainda denúncia ao Ministério Público e à polícia para que sejam tomadas medidas no âmbito criminal.

Ainda de acordo com a Anac, a operação irregular de táxi aéreo é uma infração ao Código Brasileiro de Aeronáutica e pode configurar crime, conforme previsto no Artigo nº 261 do Código Penal, pois coloca em risco vidas de pessoas a bordo e em solo. Se houver acidente com vítimas, os infratores (piloto e operador da aeronave) podem responder por homicídio.

 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também