O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 27 de dezembro de 2024
PublicidadePublicidade
Saúde

Aprovado projeto que obriga recolhimento de medicamentos veterinários em desuso

Objetivo é promover a proteção da saúde pública e do meio ambiente por meio do descarte adequado dos medicamentos de uso veterinário

Postado em 17 de junho de 2019 por Redação
Aprovado projeto que obriga recolhimento de medicamentos veterinários em desuso
Objetivo é promover a proteção da saúde pública e do meio ambiente por meio do descarte adequado dos medicamentos de uso veterinário

Eduardo Marques

Projeto que obriga recolhimento de medicamentos veterinários em desuso, vencidos ou sobras no município de Goiânia – de autoria do vereador Anderson Sales (DC) – é aprovado em segunda votação em plenário da Câmara Municipal. Parlamentar destaca que a propositura tem como objetivo promover a proteção da saúde pública e do meio ambiente por meio do descarte adequado dos medicamentos de uso veterinário e que os principais problemas causados pelos medicamentos veterinários no ecossistema podem estar relacionados ao aumento da resistência bacteriana e a diminuição da diversidade das espécies.

Entende-se por produto de uso veterinário toda substancia química, biológica, biotecnológica ou preparação manufaturada destinada à prevenção, ao diagnostico, à cura ou ao tratamento das doenças dos animais, incluindo os aditivos, suprimentos promotores, melhoradores da produção animal, medicamentos, vacinas, antissépticos, desinfetantes de uso ambiental ou equipamentos, pesticidas e todos os produtos que, utilizados nos animais ou no seu habitat, protejam, restaurem ou modifiquem suas funções orgânicas e fisiológicas, bem como os produtos destinados ao embelezamento dos animais.

O artigo 3° destaca que os estabelecimentos que comercializam medicamentos de uso veterinário manterão, em locais visíveis do público e de fácil acesso, recipientes adequados para descarte dos medicamentos vencidos ou estragados. Em caos de reincidência o proprietário do estabelecimento pagará uma multa no valor de R$ 1.000,00, atualizado anualmente pela variação do índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também