O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 16 de janeiro de 2025
PublicidadePublicidade
Ações trabalhistas

Burger King é condenado a pagar indenização após servir sanduíches para funcionários

Ação coletiva movida por sindicato beneficia 586 trabalhadores de unidades da rede, em Goiânia

Postado em 27 de junho de 2019 por Redação
Burger King é condenado a pagar indenização após servir sanduíches para funcionários
Ação coletiva movida por sindicato beneficia 586 trabalhadores de unidades da rede

Eduardo Marques

A rede de fast food Burger King foi condenada a pagar uma indenização coletiva de mais de R$ 1 milhão a 586 funcionários e ex-funcionários da companhia em Goiânia. Segundo o processo, que tramitou no Tribunal Regional do Trabalho de Goiás (TRT-18), em vez de fornecer refeições contendo arroz, feijão, carne, verdura e um tipo de salada, como determinado em acordo coletivo, ela oferecia os próprios lanches como alimentação.

A ação coletiva foi movida pelo Sindicato Intermunicipal dos Empregados no Comércio Hoteleiro e Similares no Estado de Goiás (Sechseg) após descobrir que a empresa servia sanduíches para os funcionários na hora das principais refeições. A vitória veio após três anos de negociação judicial.

O advogado que representa o Sechseg, Fernando Nobrega, explica que as unidades do Burger King na capital descumpriram a cláusula do auxílio-alimentação que está na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria Bares e Restaurantes, na qual se enquadra. De acordo com o documento, a empresa é obrigada a fornecer uma refeição com os ingredientes mínimos, como: arroz, feijão, carne, verdura e um tipo de salada. “Recebemos várias reclamações de funcionários que diziam comer todos os dias a refeição que estava no cardápio da rede, ou seja, fast food (sanduíches). Isso é um descumprimento da norma coletiva, por isso, gera multas e indenizações trabalhistas. Sem falar que a atitude da empresa prejudica a saúde do trabalhador”, conta o advogado.

Com a vitória judicial, pessoas que trabalharam nas unidades da empresa em Goiânia, no período de 01 de setembro de 2013 a 31 de janeiro de 2015, época em que foi constatada a irregularidade, têm direito de receber um valor como indenização. Para resgatar o dinheiro, basta acessar o site do Sindicato www.sechseg.com.br e ver se o seu nome consta na lista. Após a confirmação, o trabalhador deve comparecer em horário comercial das 8h às 17h na sede da entidade, localizada na Rua 20, nº 283, Centro – Goiânia, levando documentos pessoais e dados de uma conta bancária para a transferência do valor.

O presidente da entidade, Marlos Luz, explica que o valor da indenização será proporcional ao tempo que a pessoa trabalhou na empresa e lembra o papel fundamental do Sindicato para cuidar dos direitos dos trabalhadores. “Nós percebemos que dos 586 trabalhadores, a maioria são jovens e estavam em seu primeiro emprego. É uma falta de respeito uma empresa com anos de experiência não cumprir uma norma básica da CCT. Graças à intervenção sindicalista esses jovens terão seus direitos resguardados. É uma verdadeira vitória”, conta.

Em nota, o Burger King informa que cumpriu a decisão judicial. “A rede reforça que oferece alimentação a todos os funcionários respeitando os acordos sindicais locais”, diz o comunicado. 

Matéria atualizada em 28/06/19 às 13h52

 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também