Google Maps vai começar a informar se ônibus e trens estão lotados
Novidades começam a operar, inicialmente, em Brasília, Recife, Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro
Jefferson Santos*
O Google Maps começou a disponibilizar, nesta quinta-feira (27), dois novos recursos para facilitar as viagens dos usuários de transporte público.
A primeira novidade é o tráfego em tempo real para ônibus, metrô e trem. O recurso permite que o usuário confira se o ônibus chegará atrasado, quanto tempo deve atrasar, e ainda verificar a duração da viagem de forma mais precisa, com base nas condições atuais.
Será possível ver com precisão as áreas de congestionamento diretamente do mapa, facilitando o planejamento da viagem antes mesmo de entrar no ônibus. Brasília, Recife e Salvador serão as primeiras cidades brasileiras a conferirem a novidade.
O segundo recurso é o de previsões de aglomeração. Com ele, o usuário verifica previsões de lotação para ônibus, trem ou metrô, com base em histórico de viagens passadas, e assim se torna mais fácil decidir se deve aguardar o próximo veículo, que pode ter mais chances oferecer um lugar para sentar. Esta funcionalidade chega, inicialmente, para São Paulo e Rio de Janeiro.
A Google também analisou relatórios agregados e anônimos de lotação de usuários do Google Maps entre os meses de outubro de 2018 e junho de 2019, entre 6h e 10h, para identificar quais são as linhas que possuem o maior número de aglomerações.
Na lista com as maiores lotações estão as cidades de Buenos Aires, com três linhas, e São Paulo, também com três. Veja a lista completa:
* Com informações do Canal Tech.