O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 24 de novembro de 2024
Anápolis

Prefeitura lança programa para oferecer bolsas de estudo a cidadãos de baixa renda

Serão 300 bolsas ofertadas para aqueles que estão matriculados em instituições de ensino superior

Postado em 2 de julho de 2019 por Leandro de Castro Oliveira
Prefeitura lança programa para oferecer bolsas de estudo a cidadãos de baixa renda
Serão 300 bolsas ofertadas para aqueles que estão matriculados em instituições de ensino superior

Foto: Divulgação 

Da Redação 

Na tarde desta terça-feira (02), a prefeitura de Anápolis sancionou uma lei que cria o Programa GraduAção, com o propósito de conceder bolsas de estudo ao ensino superior para a população de baixa renda da cidade. No lançamento, o prefeito Roberto Neves ressaltou a importância de democratizar o acesso ao ensino superior e detalhou que serão 300 bolsas, sendo elas 200 parciais que variam entre 60% a 80% e 100 integrais. A ação marcou o início das comemorações do aniversário da cidade, que no dia 31 de julho completa 112 anos. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quem tem diploma de ensino superior ganha mais que o dobro do trabalhador com ensino médio.

De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), mesmo durante a crise, a população mais escolarizada permaneceu em crescimento, ao mesmo tempo em que o desemprego avançou com mais intensidade sobre quem tem menos anos de estudo no currículo. “Queremos que os resultados positivos do índice de empregos em Anápolis sejam realidade permanente. Para isso, o Programa GraduAção tem papel fundamental”, pontuou o prefeito.

O orçamento inicial para o Programa é de R$ 250 mil, a intenção é que haja aumento gradual da quantidade de bolsas ofertadas. Os recursos destinados aos beneficiários não precisarão ser devolvidos pela população. “A contrapartida do estudante será feita com trabalho. Ele prestará serviços durante o curso em órgãos públicos, entidades e instituições previamente cadastradas, com carga horário compatível com os estudos e de acordo com a natureza da sua área de formação”, explicou o Prefeito.

A decisão já começa a valer para este segundo semestre. Uma parte de 5% do benefício ficará destinada às pessoas com deficiência. . “Por ter acreditado na mudança, que nós seríamos capazes de transformar a cidade, o povo anapolino vai começar a colher o que plantou”, finalizou Roberto Naves, agradecendo às instituições e comunidade presentes no lançamento. 

 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também