Secretário de Transportes de Planaltina é preso suspeito de receber propina
Até o momento, a investigação conseguiu provar o recebimento de cerca de R$ 20 mil por parte do secretário
Eduardo Marques
A Polícia Civil (PC) prendeu nesta terça-feira (09) o secretário Municipal de Transportes e Serviços Urbanos de Planaltina, José Álvaro Benevides, mais conhecido como “Cunhadinho”. O mandado de prisão foi cumprido durante a Operação Trapaça, que apura possível recebimento de propina para que empresas do Distrito Federal descartassem lixo de forma irregular em áreas públicas do município goiano.
Os policiais também cumpriram mandados de busca e apreensão na residência do secretário. No local, foram encontrados comprovantes de depósito e lista de pagamento. Caminhões de lixo das empresas também foram apreendidos.
De acordo com as investigações, as empresas depositavam dinheiro na conta de um posto de gasolina da cidade. Os valores eram repassados ao secretário em dinheiro ou vales de combustível. A polícia acredita que o suspeito tenha recebido pelo menos R$ 20 mil em propina.
José Álvaro também é investigado por estupro de vulnerável. É apurada, ainda, possível participação em esquema de pagamento de propina para que uma funerária atuasse sem licitação no cemitério de Planaltina. O suspeito será autuado por poluição qualificada, corrupção passiva, associação criminosa e fraude processual.
O Hoje tenta contato com a defesa do citado. A reportagem também busca um posicionamento da Prefeitura de Planaltina, mas as ligações não foram atendidas até o fechamento da matéria.