A vida com ela pode ser mais gostosa e saudável
Hoje é comemorado o dia da pizza!
Sabrina Moura
Apesar de ser de origem italiana, o Brasil é o segundo país em que mais se consome pizza no mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos. Estima-se que os brasileiros consumam cerca de 1,7 milhão de pizzas por dia, em seus mais variados gostos e estilos. No Brasil, o alimento foi introduzido devido à forte imigração italiana, principalmente na cidade de São Paulo, conhecida por ser a capital nacional da pizza.
A data é celebrada desde o ano de 1985 devido a um concurso estadual em São Paulo que elegeria as 10 melhores receitas de mussarela e margherita. Neste 10 de julho é comemorado o dia da pizza!
Sua preparação culinária consiste em um disco de massafermentada de farinha de trigo, coberto com molho de tomate e os ingredientes variados que normalmente incluem algum tipo de queijo, carnes preparadas ou defumadas e ervas, normalmente orégano ou manjericão, tudo assado em forno.
Embora ela seja atualmente encontrada em vários formatos, inclusive quadrada, no Brasil, para os italianos ela deve ser obrigatoriamente redonda, não podendo o seu diâmetro ser maior do que trinta e cinco centímetros. Outra medida, a espessura no centro do disco, não deve ser maior do que cinco milímetros, e a borda não pode ser maior do que dois centímetros. Quando degustada, ela deve apresentar-se macia, bem assada, suave, elástica, fácil de ser dobrada pela metade. As bordas elevadas devem ser douradas. O gosto da massa deve ser de pão bem fermentado, misturado ao sabor ácido do tomate, aroma de alho, orégano, manjericão.
A mais antiga pizzaria que se conhece está em Nápoles e foi fundada em 1830. A pizza margherita também surgiu nessa cidade, em 1889, feita de encomenda para o rei Umberto I e a rainha Margherita.
Para comemorar o dia da pizza a coach nutricional Gabi Lodewijks e a nutricionista Lucilia Diniz separaram receitas da iguaria que pode ser feita de forma saudável utilizando os ingredientes de forma criativa.
(Sabrina Moura é estagiária do jornal O Hoje sob orientação da editora do Essência, Flávia Popov)